Oficina de Roteiro Rio de Janeiro

 

O Festival Varilux de Cinema Francês incentiva o intercâmbio e o desenvolvimento profissional através da realização da Oficina Franco-Brasileira de Roteiros Audiovisuais, realizada em parceria com o Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (CEEA) Paris/França.

Em sua 5ª Edição, na cidade do Rio de Janeiro, consolidada no calendário anual de eventos do mercado audiovisual, terá como diferencial o oferecimento de três diferentes módulos de aplicação: cinema, formatos para TV e gênero da comédia.

As aulas acontecem de 6 a 11 de junho em auditório no Hotel Sofitel – Copacabana e a oficina será ministrada em francês com tradução em português.

Confira aqui a lista de selecionados para cada modalidade:

Cinema

Formatos para televisão

Gênero da comédia

Confira abaixo mais informações sobre os módulos.

  1. Cinema – Objetiva acompanhar os participantes em seus projetos pessoais para chegar à forma mais precisa da sua história e sua temática, no intuito de desenvolvê-la com total consciência e transmiti-la a seus futuros interlocutores.
  2.  Formatos para Televisão – Propõe análises e aborda o modo de funcionamento da escrita de séries, a fim de revelar as ferramentas necessárias para garantir uma boa direção artística da escrita, construção de arcos narrativos sólidos, aprimoramento da caracterização dos personagens, gestão das intrigas e dos episódios da melhor forma.
  3.  Gênero da comédia – Explorar as especificações do gênero da comédia, otimizar o potencial cômico dos personagens, aprofundar as questões e os conflitos, colocar em primeiro lugar a temática, melhorar o ritmo narrativa, encontrar ângulos engraçados para as cenas informativas e afinar os diálogos através de uma séries de exercícios de escrita de cenas.

Coordenador e formadores

François Sauvagnargues – Coordenação

Especialista em ficção, foi  Diretor do Departamento de Ficção para TV do canal ARTE entre 2003 e 2011. Desde 2012 é o Diretor Geral do FIPA – Festival Internacional de Programas Audiovisuais de Biarritz (França).

Claire Barré

Roteirista e docente no CEEA, FÉMIS e da Universidade Paris X, Claire atualmente desenvolve diversos projetos para televisão e cinema. Em 2014 recebeu o Prêmio Sopadin de Melhor Roteiro (“Uma esposa ideal”). Recentemente publicou seu primeiro romance, “Ceci est mon sexe” e seu segundo livro, “Baudelaire, le diable et moi”, foi lançado em 2015.

Corinne Klomp

Roteirista de cinema, TV e autora teatral, possui um currículo extenso, composto por 12 obras cinematográficas, entre curtas, documentários, longas e séries para tv, além de diversas peças teatrais e experiências cênicas. Premiada pela Fondation J.M. Bajen em 2012 como autora revelação pela obra teatral “Une saine inquietude”, e no Festival do Filme Europeu de Bruxelas (2006) prêmio de melhor roteiro de longa-metragem para “Gueule d’emploi”, escrito juntamente com Pierre Leyssieux.

Alain Layrac

Mestre e Doutor em cinema pela Universidade Paris 1, diretor da cadeira de roteiro no CEEA desde 1998. Roteirista e diretor reconhecido pela série de televisão de sucesso “Une famille formidable”. Um dos seus principais filmes é “Más companhias” (Mauvaises fréquentations), prêmio de melhor roteiro no Festival  d’Albi (1999). Alain tem destaque especial no gênero da comédia, sua obra “Avant qu’il ne soit trop tard ”(2005) foi um grande sucesso de bilheteria.

Romain Compingt

O mais jovem diplomado no CEEA, onde leciona atualmente, Romain teve seu primeiro trabalho levado às telas em 2013, a comédia “Populaire”, de Régis Roinsard, com fortes cinco indicações ao Césars e distribuído internacionalmente. Em 2016 serão lançados o drama “Batarde” de Houda Benyamina,  e “Please love me forever”, média-metragem fantástico de Holy Fatma.


NOTÍCIAS

Ver todas