Oficina de Crítica Cinematográfica

 

Em 2016, o Festival Varilux de Cinema Francês promove pela primeira vez uma Oficina
de Crítica Cinematográfica voltada para profissionais. Ministrada pelo renomado crítico
e escritor francês Jean-Michel Frodon, a oficina tem como foco a reflexão sobre a
linguagem cinematográfica e diálogos da expressão desta linguagem com a sociedade.
No cruzamento entre uma prática jornalística e um compromisso estético, que
provocou vários movimentos artísticos começando pela Nouvelle Vague, a crítica
tem diferentes campos de atuação, do conselho aos leitores até o diálogo com os
artistas, passando pela reflexão teórica.
Através de debates sobre filmes, a oficina abordará a história da crítica cinematográfica,
análises diversas desde as definições da palavra “crítica” até seus impactos estéticos,
econômicos e políticos e uma comparação dessa atividade em diferentes países,
incluindo o Brasil.

PALESTRA INAUGURAL ABERTA AO PÚBLICO
SEXTA-FEIRA 10 DE JUNHO DAS 10H ÀS 12H45
CENTRO CULTURAL LA MAISON
AV. ANTONIO CARLOS, 58 / 11° ANDAR – CENTRO
Oficina dedicada à memória do crítico brasileiro José Carlos Avellar
(1936-2016), que presenteou o cinema do mundo com o seu olhar amoroso
e sua mente brilhante.

Confira a lista de selecionados para a Oficina aqui

Sobre Jean-Michel Frodon

Depois de trabalhar como educador de 1971 a 1981, Jean-Michael Frodon virou crítico na revista Le Point, da qual seu pai, o crítico Pierre Billard, foi fundador e redator-chefe. Ocupou o cargo até 1990, quando foi trabalhar no renomado jornal Le Monde. Em 1995, se tornou responsável pela coluna de cinema do jornal e, no mesmo ano, publicou o livro “L’Âge moderne du cinéma français” . Neste livro, ele trata do cinema francês a partir de 1959, no qual mostra as ligações entre o contexto histórico, social e político e o cinema francês. De 2003 a 2009, foi diretor de redação da revista Cahiers du Cinéma, comprada pelo Le Monde. Desde setembro de 2009, mantém o blog Projection Publique. De outubro de 2010 a dezembro e 2013, ocupou o cargo de redator-chefe do site Arstcience Factory. Jean-Michel Frodon é vice-presidente da associação Paris-Sarajevo-Europa, criada para acompanhar o Centro André Malraux de Sarajevo. É membro do conselho de administração da associação PEROU (Polo de Exploração de Recursos Urbanos)

Em 2014, foi nomeado vice-presidente da Comissão de Ajuda aos Cinemas do Mundo que dependem do CNC e do Instituto Francês. Ele faz parte do conselho editorial e colaborador regular da revista espanhola Caiman, Cuadernos de Cine, e colabora ocasionalmente em inúmeras revistas de cinema. Ele é, sobretudo, autor e responsável por obras sobre a história do cinema francês, o cinema e a Shoah, o digital, e sobre os cineastas Woody Allen, Hou Hsiao-Hsien, Robert Bresson, Edward Yang, Amos Gitaï, Olivier Assayas e Jia Zhangke, assim como sobre Gilles Deleuze em suas relações com o cinema.

JM Frodon é diretor artístico do filme coletivo “Les Ponts de Sarajevo”, feito a partir de curtas-metragens de Aida Begic, Leonardo Di Costanzo, Jean-Luc Godard, Kamen Kalev, Isild Le Besco, Sergei Loznitsa, Vincenzo Marra, Ursula Meier, Vladimir Peresic, Cristi Puiu, Marc Recha, Angela Schanelec,Teresa Villaverde, com desenhos de François Schuiten, animados por Luis de Mata. O filme foi apresentado no Festival de Cannes 2014, e abriu o Sarajevo Film Festival.


NOTÍCIAS

Ver todas