Festival Varilux de Cinema Francês traz programação com 17 filmes inéditos e recentes, dois clássicos e séries francesas


Longas recentes de diretores franceses integram a programação, além de trazer 11 convidados para São Paulo e Rio de Janeiro, entre eles o ator Gilles Lellouche.

O cinema francês volta à cena com a chegada nas telonas da 13ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês. Evento audiovisual realizado nacionalmente e simultâneo em municípios de quase todos os estados brasileiros, o festival ocorre entre 21 de junho e 6 de julho e brinda o público com 17 obras inéditas e recentes da filmografia francesa, além do clássico Papai Noel é um Picareta e o filme As Aventuras de Molière, este em comemoração aos 400 anos do dramaturgo francês.

 

 

Na seleção dos inéditos desta edição com temáticas variadas e gêneros como comédia, drama, suspense e romance estão produções de diretores aclamados internacionalmente e já conhecidos do público brasileiro como François Ozon (Peter Von Kant), Cédric Klapisch (O Próximo Passo), Asghar Farhadi (Um Herói) e Louis Garrel (Um Pequeno Grande Plano).

“Estamos sempre atentos para trazer para o festival obras de qualidade e com diversidade de temas. Sabemos que o público quer rever seus atores e diretores preferidos, mas também conhecer as novas revelações”, comenta Christian Boudier, codiretor e cocurador do festival.

 

 

Atentos às mudanças no mercado audiovisual mundial e particularmente no francês, os diretores do Festival Varilux resolveram inovar este ano. A edição de 2022 terá, pela primeira vez, uma mostra de sete séries francesas inéditas. A curadoria criteriosa já conhecida para os longas-metragens participantes, se estendeu ao formato seriado e produções recentes foram selecionadas para serem exibidas em São Paulo e no Rio de Janeiro. São sete séries francófonas inéditas no Brasil: Cheyenne e Lola, As Sentinelas, Jogos do Poder, O Que Pauline Não Diz, Ópera, Síndrome E e A Corda. É a primeira vez que um festival apresenta produções desse tipo nos cinemas e, em data a ser divulgada posteriormente, as séries serão disponibilizadas para todo o Brasil gratuitamente no streaming.

 

 

As cidades recebem ainda uma masterclass e encontros profissionais durante o festival para falar sobre o formato. As aulas serão ministradas pelo ator e diretor Antoine Lacomblez e pelo roteirista Jean-Philippe Amar – ambos fazem parte de produções que compõem o line-up. As atividades são gratuitas e sujeitas a lotação. Em São Paulo, a masterclass será no dia 21 de junho, às 17h, no Teatro Aliança Francesa, na Vila Buarque. Já no Rio de Janeiro, está marcada para o dia 24 de junho, às 17h, no cinema Estação Net Rio, em Botafogo.

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux e a Pernod Ricard/Lillet, além do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Club Med, Air France e Ingresso.com, além das distribuidoras de filmes Bonfilm, California Filmes, Elite Filmes, Mares Filmes, Synapse e Zeta Filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial. Entre os parceiros de mídia estão AdoroCinema, Arte1, Canal Curta!, Filme B e Papo de Cinema.