FESTIVAL DE CANNES 2023


O prestigioso Festival de Cannes voltou para apresentar o melhor das produções internacionais de 2023. A 76ª edição acontecerá de 16 a 27 de maio na tela do Grand Théâtre Lumière em Cannes. Será uma seleção extraordinária, pois pela primeira vez na história de Cannes, seis cineastas estarão em competição oficial pela Palma de Ouro.

Jeanne du Barry, filme realizado por Maiwenn e estrelado por Johnny Depp, Louis Garrel e Noémie Lvovsky, será exibido na sessão de abertura do evento. É mais um marco para a diretora que já recebeu o Prêmio do Júri com o filme “Polissia” (exibido no Festival Varilux 2012) e já entrou na seleção oficial com “Meu Rei” (exibido no Festival Varilux 2016).

Este ano, três filmes franceses estarão em competição pela Palma de Ouro. Catherine Breillat apresentará “L’Été Dernier” com Léa Drucker, Samuel Kircher e Olivier Rabourdin. Justine Triet, já conhecida por “Na Cama com Victoria” (exibido no Festival Varilux 2017), apresentará este ano “Anatomie d’une Chute” com Sandra Hüller, Swann Arlaud e Milo Machado Graner. “La Passion de Dodin Bouffant”, o novo filme do diretor franco-vietnamita Tran Anh Hung, é um romance histórico estrelado por Juliette Binoche e Benoît Magimel, e será exibido na Croisette.

O Brasil marca presença no Festival de Cannes com três realizadores: Kleber Mendonça Filho, que já recebeu o Prêmio do Júri em 2019, apresentará “Retratos Fantasmas”; Karim Aïnouz, que já foi premiado em 2019, estará presente para apresentar seu filme “Firebrand”; e Rennée Nader Messora, brasileira que divide a direção de “Crowrã” com o português João Salaviza, apresentará o filme na categoria Un Certain Regard.