O júri do 76º Festival de Cannes foi revelado!


O Festival de Cannes acabou de divulgar os nomes do júri da 76a edição do evento. Em fevereiro passado, Ruben Östlund já tinha sido escolhido como presidente do júri, e hoje o Festival revelou os nomes dos 8 outros jurados. 

Para esta edição, o Festival desejou criar um júri eclético composto por realizadores, cantores, atores, diretores e roteiristas. Ao lado do presidente do júri, que já recebeu a Palma de Ouro duas vezes pela direção dos filmes “Triangulo da tristeza” em 2022 e “The square – A Arte da Discórdia” em 2017, encontramos algumas pessoas conhecidas do nosso Festival Varilux de Cinema Francês. A diretora marroquina Maryam Touzani, que já foi nossa convidada em 2018 para apresentar “Primavera em Casablanca” (Razzia), dirigido por Nabil Ayouch. O talentoso Denis Ménochet, que estrelou em “Peter von Kant”, exibido no Festival Varilux 2022 e disponível em streaming!. A diretora francesa Julia Ducournau, que recebeu a Palma de Ouro com “Titane”, longa que foi exibido em uma projeção especial ao ar livre no Parque Lage (RJ) na edição do Festival Varilux 2021.

Também encontramos a roteirista e diretora britânico-zambiana Rungano Nyoni, a atriz e diretora americana Brie Larson, o ator americano Paul Dano, o escritor afegão Atiq Rahimi e o diretor argentino Damián Szifron. 

O júri terá o papel de conceder a Palma de Ouro a um dos 21 filmes já anunciados na Competição Oficial. O resultado será revelado em 27 de maio durante a cerimônia de encerramento, transmitida ao vivo pela France Télévisions na França e pelo Brut. internacionalmente.