Palavras dos Curadores

O PRÓXIMO PASSO

O cinema não só é inspirado por nossas vidas, mas também as transforma. O cinema francês, mais do que qualquer outro, tem uma capacidade singular de se inspirar em tudo o que perturba a nossa sociedade. Nossos medos, nossas desordens, mas também nossas esperanças e nossas alegrias refletem-se nele, de forma fiel, exagerada ou minimalista, mas sempre criativa e surpreendente.

Os filmes da edição de 2022 apresentam aos espectadores uma visão de mundo sem dúvidas menos leve do que o habitual: a pandemia, a guerras às portas da Europa, as migrações forçadas, as ameaças ambientais, a ascensão dos extremos… Mas essa urgência os torna ainda mais ricos, mais relevantes, mais inspiradores.

O mundo está mudando, e o mundo das imagens está mudando junto com ele. A pandemia acentuou essa tendência de “consumir” filmes no sofá, sob demanda. Nunca antes foi tão difícil atrair o público aos cinemas e sabemos que reconquistá-los será lento… Mas nós acreditamos nisso. O cinema será sempre um dos lugares mais importantes para viver juntos, um baluarte contra a solidão ultramoderna e o medo do outro…

Todos aqueles que participam do Festival Varilux sabem o quanto sempre lutamos para apoiar o cinema. O Festival será, portanto, novamente programado no maior número de salas de cinema possível. Mas também sabemos que há coisas extraordinárias acontecendo fora dos cinemas: na França, o talento e a criatividade de roteiristas, diretores e atores recentemente também se concentraram em séries. Sua qualidade e diversidade os tornam cada vez mais um elemento fundamental da produção audiovisual francesa.

É por isso que decidimos, pela primeira vez, apresentar ao público brasileiro uma seleção de séries francesas inéditas no Brasil, uma amostra que será oferecida nos cinemas do Rio de Janeiro e São Paulo durante o Festival, depois transmitida em streaming por vários meses. Esta iniciativa será acompanhada de encontros entre profissionais franceses e brasileiros, visando futuras coproduções entre os dois países.

Como estivemos com o Festival Varilux em casa durante a pandemia, seremos os primeiros a experimentar um novo modelo! De fato, nenhum festival no Brasil ofereceu séries até hoje. Esperamos que esta primeira experiência desperte a curiosidade do público e que ela contribua para mostrar toda a riqueza da produção audiovisual francesa.

Do lado do cinema, o Varilux 2022 será quase um festival Gilles Lellouche: com 3 filmes notáveis (Kompromat, Golias e Adieu Monsieur Haffmann), este ator confirma que é um dos maiores nomes do cinema francês atual. Estamos felizes e honrados por ele ter aceitado nosso convite para que possamos desdobrar seu talento excepcional para o deleite do público brasileiro.

O festival será também uma espécie de “quinzena dos realizadores” graças à gratificante presença de cineastas franceses reconhecidos e aclamados pela crítica e pelo público na França em 2022: Carine Tardieu (Os Jovens Amantes), Jérôme Salle (Kompromat), Eric Gravel (Contratempos) e Diasteme (O mundo de ontem), que virão apresentar seus filmes e debatê-los com o público. Uma maneira de confirmar que o cinema francês, mesmo que não se esqueça de fazer todo o possível para seduzir seu público, permanece acima de tudo um cinema autoral inspirado na criatividade, sensibilidade e convicções dos indivíduos – sem receitas ou algoritmos.

O festival também destacará a figura tutelar do autor comprometido, Molière, cujo aniversário de 400 anos a França está comemorando esse ano. O público brasileiro poderá redescobrir seu humor satírico com o clássico do festival: As Aventuras de Molière, de Laurent Tirard e Ariane Mnouchkine, um filme cheio de humor, inteligência e energia!

Finalmente, estamos particularmente orgulhosos de apresentar o filme Um Herói, dirigido pelo cineasta iraniano Asghar Farhadi e produzido pela França. Tanto porque o filme é maravilhosamente emocionante, como também porque é uma ilustração de um cinema francês que continua sendo um polo de atração e uma terra de acolhimento para cineastas independentes de todo o mundo.

Um cinema plural e independente, descoberto primeiro na tela grande e que promove a tolerância e a descoberta do outro: este é o próximo passo que nós e a maioria dos parceiros do Festival Varilux sonhamos para a sétima arte do amanhã. Que, cada um à sua maneira, são heróis, a começar pelos exibidores de cinema.

Então, obrigado a todos esses heróis, parceiros e amigos do Festival! Obrigado Essilor-Luxottica, proprietária da marca Varilux, especialmente seu presidente Sébastien Picot. Obrigado ao grupo Pernod-Ricard – seu presidente Benoît Laug. Obrigado à Embaixada da França e às Alianças Francesas – obrigado Matthieu Thibaudault e Jean Bourdin – que levam o festival com entusiasmo a todas as grandes cidades brasileiras! Obrigado Unifrance, Air France, Club Med, Fairmont, Ingresso.com, JC Decaux e todos os outros parceiros.

E que venha o próximo passo!