O Documentário

Nosso Planeta, Nosso Legado

Sinopse: Dez anos depois de “Home”, Yann Arthus-Bertrand retorna com “Legacy”, um grito poderoso do coração. Ele compartilha uma visão sensível e radical do nosso mundo, que viu se deteriorar ao longo de uma geração, e revela um planeta sofredor, uma humanidade desorientada e incapaz de levar a sério a ameaça que pesa sobre ela e sobre todos os seres vivos. Para o diretor, é urgente: todos podem e devem fazer ações concretas pelo futuro do planeta para nossas crianças.

YANN ARTHUS-BERTRAND
Diretor
Vindo de uma família renomada de medalhistas e joalheiros, o jovem Yann Arthus-Bertrand rapidamente ficou fascinado pela natureza e pelos animais. Fez um desvio pelo cinema, com pequenos papéis em Dis-moi qui tuer (1965) e OSS 117 prend des vacances (1970), mas nunca se sentiu tão confortável como no meio da natureza. Depois de ter administrado uma reserva natural, partiu em 1976 para viver no Quênia e observar o cotidiano dos leões.

Desta viagem nasceu uma imensa paixão pela fotografia em geral, com especial atração pelas fotos tiradas do céu, a bordo de um balão de ar quente.

Desde o início dos anos 1980, Yann Arthus-Bertrand se tornou um fotojornalista renomado. Viaja pelo mundo, faz inúmeras reportagens relacionadas com a natureza, cobre dezenas de acontecimentos. É autor do best-seller La Terre vue du Ciel.

Titular da Ordem Nacional da Legião de Honra, Yann Arthus-Bertrand é inteiramente dedicado à causa ecológica: nunca para de fotografar, multiplica publicações, cria a fundação GoodPlanet, trabalha para a televisão. Em 2009, escreveu e dirigiu o documentário Home, produzido por Luc Besson, que visa fazer um balanço da situação ecológica de nosso planeta.