Philippe Le Guay

DIRETOR – CONVIDADO DO FESTIVAL

Formado no IDHEC, onde ingressou em 1980, Philippe Le Guay colaborou em 1986 na escrita do primeiro filme de Nicole Garcia, antes de escrever e dirigir seu primeiro longa-metragem, Les Deux Fragonard, lançado nas telas em 1989.

Ator ocasional, Le Guay trabalhou para a televisão, onde participou também da escrita de alguns filmes. Em 1995, foi lançado seu segundo longa-metragem, Juliette: Um Amor Alucinante, uma comédia estrelada por Fabrice Luchini e Philippine Leroy-Beaulieu. O cineasta destaca pela terceira vez Fabrice Luchini em As Mulheres do Sexto Andar, de 2011, uma sátira social que rodeia o seu ator favorito com uma procissão de mulheres, incluindo Sandrine Kiberlain e a espanhola Carmen Maura.

Volta em 2013 com a comédia Pedalando com Molière, onde Luchini interpreta, ao lado de Lambert Wilson, um ator de teatro que está de volta ao serviço. Dois anos depois, o cineasta continua com a comédia-drama A Viagem de Meu Pai, em que Jean Rochefort interpreta uma pessoa com doença de Alzheimer (seu último papel).

Em 2018, Philippe Le Guay dirige François Cluzet em Normandia Nua, uma comédia agrícola em que este interpreta um prefeito determinado a salvar sua aldeia na Normandia.

 

Ver todos os Artistas