Mostra de Realidade Virtual

Entre os dias 6 e 18 de Junho, o Festival Varilux de Cinema Francês 2017 realizou a MOSTRA DE REALIDADE VIRTUAL em São Paulo e no Rio de Janeiro Foi a primeira vez que um festival no Brasil dedicou uma seleção específica a esse gênero, que entrou este ano também no Festival de Cannes em 2017 com um filme de Alejandro Gonzalez Iñarritu, “Carne e Areia”. A mostra contou com obras em 360º desenvolvidas por líderes em inovação audiovisual na França, que foram apresentadas gratuitamente ao público das duas cidades. A mostra alcançou 3.500 experiências e comprovou o grande sucesso da novidade!

O evento realizou ainda palestras sobre o tema no Centro Cultural São Paulo (6) e Espaço A Maison/RJ (9), com a presença do curador da mostra e especialista em realidade virtual francês, Michel Reilhac. Profissional consagrado na Europa, ele foi diretor de cinema no canal ARTE e é o atual diretor do Submarine Channel em Amsterdam. Reilhac se define como “arquiteto de histórias interativas” e faz muitas intervenções como curador, conselheiro ou palestrante em festivais prestigiosos como Veneza, Sundance, Cannes, Tribeca, etc.

Reilhac acredita que aos poucos a tecnologia da realidade virtual se tornará uma nova tendência. “A minha esperança é que aprendamos rapidamente como a realidade virtual pode ser uma forma fantástica de compartilhar experiências que não seriam possíveis no mundo real, mas não como uma substituição de todas as coisas que não podemos fazer fisicamente”, afirma Reilhac.

 A coordenação da mostra foi feita por Alexandre Calil Sicchieri, especialista brasileiro de realidade virtual, reconhecido internacionalmente, CEO da VRXP- Virtual Reality Experience, coordenador do BIG Festival e administrador principal da maior comunidade de realidade virtual no Facebook (Virtual Reality).

SAIBA MAIS SOBRE OS FILMES

‘Best of’ dos filmes independentes franceses
Curadoria: Michel Reilhac

I, Philip
De Pierre Zandrowicz
Escrito por Pierre Zandrowicz e Rémi Giordano
Produção: ARTE France, Fatcat Films, Saint-George.
Animação live action – 2016– 14min

Sinopse
Em 2005, David Hanson, um jovem engenheiro de robótica revela seu primeiro androide com forma humana, “Phil”, que é a cópia perfeita do famoso autor de ficção científica Philip K. Dick. Em poucas semanas, Phil se torna famoso na internet e no círculo de fãs do autor. O robô acaba apresentando diversas de conferências ao redor do mundo. No fim deste mesmo ano, a cabeça do androide desaparece durante um voo da America West Arilines entre Dallas e Las Vegas. Por meio das memórias do androide e do autor, o filme oferece uma interpretação da vida de Phil.

NOTES ON BLINDNESS
De Peter Middleton e James Spinney
Produção : Archer’s Mark
2016 – 6 capítulos de 3-4min

Sinopse
Em 1983, após anos de uma doença progressiva e dias antes de seu filho nascer, o escritor e teólogo John Hull ficou completamente cego. Consciente de que iria destruir sua vida se não entendesse a cegueira, Hull começou a fazer um diário gravado com fitas-cassete, em que descrevia a dolorosa, mas também libertadora jornada até as profundidas de sua alma; demostrando que as deficiências físicas e obstáculos da vida podem trazer experiências enriquecedoras se forem enfrentadas.

VIENS!
De Michel Reilhac
Tecnologia criativa: Carl Guyenette
2016– 12min

Classificação Indicativa: 18 anos

Sinopse
Três mulheres e quatro homens nus, surgidos de lugar nenhum num fundo branco, no espaço ensolarado de um cômodo iluminado fora do tempo. Eles se encontram, se tocam, compartilham a energia e se transformam espiritualmente. Eles fusionam com o mundo.

S.E.N.S
De Charles Ayats, Armand Lemarchand e Marc-Antoine Mathieu
Produção: Red Corner & ARTE France
2016– Jogo de aventuras – 30min

Sinopse
Sens é uma experiência interativa de realidade virtual na qual o espectador se dirige através de um cenário linear em preto e branco. É preciso selecionar direções, objetos e placas de direção para evoluir nesse jogo. As linhas puras e o fato de ser bicolor tornam essa experiência bem mística e relaxante, mas com toques angustiantes quando o personagem cai. Bonito, solene e elegante, Sens é uma experiência interessante a ter em realidade virtual.

Seleção do Festival

SERGEANT JAMES
De Alexandre Perez
Produzido por Floréal Films
Ficção – 2017 – 7min

Sinopse
É a hora de dormir de Léo, um menino de sete anos. Quando sua mãe apaga as luzes, o pequeno menino pensa que pode existir algo embaixo da sua cama. É apenas a imaginação inofensiva de um menino, ou algo mais assustador?
Trailer https://www.youtube.com/watch?v=igEfVMU3-ZQ

KINOSCOPE
De Philippe A. Colin, Clement Leotard
Narração de Dean Tavoularis
Animação – 2016 – 9 min

Sinopse
De Méliès e Chaplin a Kubrick e Tarantino, Kinoscope é uma viagem pelas principais cenas que o cinema já capturou. A história é narrada pela famosa e lendária voz de Hollywood, o diretor de arte, Dean Tavoularis, que trabalhou em vários sucessos de bilheteria, como a série de filmes de “O Poderoso Chefão”, “Apocalipse Now”, “Um Golpe Muito Louco”, “O Fundo do Coração” e “Bonny e Clyde – Uma Rajada de Balas”.

 

ON SET – SLACK BAY
De Fouzi Louahem
Produzido por Arte GEIE, Les Editions Du Bout Des Doigts, CNC
Documentário imersivo
2015 – 27 min

Sinopse
On set – Slack Bay é um documentário de realidade virtual que explora o mundo do set de filmagens Slack Bay. Trata-se do primeiro média-metragem francês a oferecer experiência em 360º. O espectador pode seguir as trocas entre o diretor Bruno Dumont, os atores e a equipe, além de ter a experiência rara e inédita de ver o que acontece entre as câmeras e os atores. Ao longo do documentário, Bruno Dumont compartilha sua visão do set de filmagens, sua compreensão da realidade virtual, assim como as portas que isso abre, principalmente no meio cinematográfico, e suas limitações.

OUT OF THE BLUE
De Sophie Ansel
Documentário imersivo
2017 – 10 min

Sinopse
Out of the Blue conta a história inspiradora do legado de uma criança em Cabo Pulmo, uma pequena cidade do México. A área que uma vez foi descrita por Jacques Cousteau como “o aquário do mundo”, passou por anos de pesca intensa, matando assim seus recifes e deixando seus habitantes à beira da extinção. Para reconstruir esses recifes, as famílias dos pescadores escolhem tomar uma decisão drástica e revolucionária: sacrificar sua única fonte de alimento e renda, proibindo a pesca naquelas águas para que a vida marinha se restaure e volte a viver naquela região. A área renasce, e o Parque Marinho de Cabo Pulmo torna-se destino turístico mundial.

Trailer https://vimeo.com/213877611

Confira fotos da MOSTRA