Laboratório franco-brasileiro de roteiros

05 – 09 de junho 2017
Hotel SOFITEL Ipanema
RIO DE JANEIRO – RJ

O Festival Varilux de Cinema Francês incentiva o intercâmbio e o desenvolvimento profissional através da realização do Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros, fruto da parceria entre o Festival, o Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (CEEA) e a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), com apoio da Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA) e do hotel SOFITEL IPANEMA, e coordenação do François Sauvagnargues, Diretor Geral do FIPA (Festival Internacional de Programas Audiovisuais de Biarritz).

Em sua 1ª edição na cidade do Rio de Janeiro (RJ), pretende explorar os fundamentos e a metodologia da construção dramática  aplicando-os no desenvolvimento de projetos concretos de roteiro de cinema, ou ficção para televisão. Durante uma semana, 15 projetos serão analisados por 3 roteiristas franceses consagrados, formadores no Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (Paris).

Sob a coordenação de François Sauvagnargues, especialista de ficção e diretor geral do FIPA de Biarritz, o laboratório será ministrada pelos roteiristas franceses, professores do CEEA: Corinne Klomp, Karine de Demo e Alain Layrac.


François Sauvagnargues – Coordenação

Especialista em ficção, foi Diretor do Departamento de Ficção para TV do canal ARTE entre 2003 e 2011. Desde 2012 é o Diretor Geral do FIPA – Festival Internacional de Programas Audiovisuais de Biarritz (França).

 

 

 

 

 


Corinne Klomp

Jornalista econômica antes de largar tudo para criar histórias, Corinne Klomp foi aluna da FEMIS e do Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual, e hoje é roteirista de cinema, TV e autora teatral. Possui um currículo extenso, composto por mais de 12 obras cinematográficas diversas, além de diversas peças teatrais e experiências cênicas.

Premiada pela Fondation J.M. Bajen em 2012 como autora revelação pela obra teatral “Une saine inquietude”, e no Festival do Filme Europeu de Bruxelas (2006) com o prêmio de melhor roteiro de longa-metragem para “Gueule d’emploi”. Atualmente, Corine Klomp é membro do Conselho de Administração da Sociedade Francesa de Autores e Compositores de Drama.


Karine de Démo

Formada na escola teatral de Jean-Bernard Feitussi, Karine encontra Sandra Biadalla e forma com ela o duo feminino Les tue-l’amour.  Sua primeira peça teatral na direção, Le retour du Portugais,  estreia no Festival de Avignon de 2001.

Ao lado de sua profissão de atriz, ela segue a formação no Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (CEEA) e seu caminho seu cruza com o do professor Michel Delgado, que oferece a Karine sua primeira oportunidade para assinar como co-roteirista com ele, no filme Tricheuse, dirigido por Jean-François Davy. Em seguida, ela colabora  nos filmes para televisão, Merlim, de Stéphane Kappes e Le bonheur des Dupré, em colaboração com Marie-Anne Chazel, de Bruno Chiche. Em 2013 assina com José Garcia e Isabelle Doval o filme Fonzy, remake do filme canadense Starbuck, de Ken Scott.


Alain Layrac

Mestre e Doutor em cinema pela Universidade Paris 1, diretor da cadeira de roteiro no CEEA desde 1998. Roteirista e diretor reconhecido pela série de televisão de sucesso “Une famille formidable”. Um dos seus principais filmes é “Más companhias” (Mauvaises fréquentations), prêmio de melhor roteiro no Festival d’Albi (1999). Alain tem destaque especial no gênero da comédia, sua obra “Avant qu’il ne soit trop tard ”(2005) foi um grande sucesso de bilheteria.

 

 

 

 

Parceiros no Rio de Janeiro – RJ