Exibições do documentário ‘Amanhã’

“Amanhã”, documentário sobre temas ambientais e sociais, chega aos cinemas brasileiros e inspira mesas-redondas no Festival Varilux de Cinema Francês 

Vencedor do César, o Oscar do cinema francês, na categoria de melhor documentário, “Amanhã” já tem data para chegar aos cinemas do Brasil. Com direção de Cyril Dion e Mélanie Laurent, a obra foi vista por mais de um milhão de espectadores na França e integra a programação do Festival Varilux de Cinema Francês, entre 7 e 21 de junho, em mais de 55 cidades brasileiras. A dupla viajou por dez países para retratar pioneiros que pensam novas formas de trabalhar com agricultura, energia, economia, democracia e educação. No dia 10, às 16h, no Rio, a exibição do filme será seguida de uma mesa-redonda com a participação de profissionais que atuam nas áreas dos temas abordados no filme.

A exibição seguida de discussão acontece no Cine Odeon, com entrada gratuita aberta ao público. A curadoria dos convidados especializados em cada tema é de Manuela Yamada, da ColaborAmérica. Já estão confirmadas as presenças de Andre Nahur,da WWF – Hora do Planeta (Energia); Thiago Vinícius, da Agência Popular Solano Trindade (Economia); Rafael Rezende, do laboratório de ativismo da UFRJ (Democracia); e José Francisco de Almeida Pacheco, criador da Escola da Ponte, de Portugal, que atualmente vive no Brasil e, entre outras atividades, é Diretor Pedagógico da Ecohabitare desenvolvendo projetos com foco na criação de comunidades de aprendizagem. A mesa-redonda contará com a mediação da facilitadoraVanessa Moutinho, da Fértil.

“Amanhã” foi visto por mais de 1 milhão de pessoas somente na França e lançado em mais de 30 países, tornado-se um fenômeno social. No Brasil, tem distribuição da Bonfilm, que também é realizadora o Festival Varilux de Cinema Francês.

Outras oito cidades já têm sessões confirmadas* do “Amanhã” com realização de mesa-redonda após a exibição. São elas:

São Paulo – 19 de junho, às 19h, no Auditório da Aliança Francesa.

Florianópolis – 12 de junho, às 19h, no Auditório Fundação Bradesco

Belo Horizonte – 14 de junho, às 16h, no Cine Santa Tereza.

Recife – 16 de junho, às 19h30m, com Catarina Andrade – doutora em comunicação e especialista do cinema francês – no Auditório André Malraux da Aliança Francesa.

Duque de Caxias – 21 de junho, às 19h, na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBEF

Fortaleza – 20 de junho, às 10h, no Auditório Porto Iracema das Artes

Brasília – 14 de junho, às 10h, no Cine Brasília

Porto Alegre – 13 de junho, às 19h, na sala Redenção na UFGS.