Olivier Peyon

Filme no Festival: O filho uruguaio

Diretor

Diretor e roteirista, Olivier Peyon inicia sua carreira como assistente de produção nos filmes de Idrissa Ouedraogo. Após uma passagem pelo Centro Nacional do Cinema, órgão francês responsável pelo audiovisual, dirige cinco curtas-metragens: Promis, Juré em 1996, premiado em Rennes; Jingle Bells no ano seguinte, selecionado para a 54ª Mostra de Veneza e premiado nos festivais de Brest, Sarlat e Rennes; Claquage après Étirements de 2000 e À tes amours, de 2001, premiado no festival de curta-metragem francês de Nova York. Esses dois últimos foram ainda indicados ao prêmio Lutin de curtas-metragens. Lança em 2006, seu primeiro longa, Les Petites Vacances, que recebe os prêmios de Primeiro Roteiro do Centro Nacional de Cinema e do Festival de Roteiristas de La Ciotat. Em 2007, o filme é exibido no Festival Premiers Plans em Angers, numa homenagem aos cinquenta anos de carreira de Bernadette Lafont.

Em 2014, Peyon dirige o documentário Comment j’ai deteste les maths e concorre ao prêmio César 2014 na categoria melhor documentário.

Dirige com Cyril Brody, em 2016, um documentário dedicado à Latifa Ibn Ziaten, com previsão de lançamento para este ano. Olivier Peyon apresenta no Festival Varilux de Cinema Francês seu segundo longa de ficção, O filho uruguaio, acompanhado dos atores Ramzy Bedia e Maria Dupláa. Filmado no Uruguai, seu novo filme conta ainda com Isabelle Carré no elenco.

Ver todos os Artistas