A edição deste ano do evento, que acontece de 10 a 17 de junho, promete bater vários recordes; além do número de cidades aumentar para 50 (80 cinemas), o festival pretende chegar a todas as capitais brasileiras com grandes novidades do cinema francês. A meta de público também cresce: a expectativa é levar mais de 110 mil pessoas aos cinemas em uma semana para assistir aos 16 filmes em cartaz, um acréscimo de 10% em relação a 2014.
Como já é tradição do evento, o festival trará ao Brasil representantes de alguns dos filmes para apresentações e debates com o público.
Apenas um mês após o maior evento de cinema do mundo, o Varilux traz para o público brasileiro o filme de abertura do festival de Cannes: “De cabeça erguida”, com Catherine Deneuve e Benoît Magimel. A diretora Emmanuelle Bercot, segunda mulher a abrir o festival de Cannes, virá ao Brasil para apresentar o longa.
Com produção da Bonfilm, o evento conta também com as atividades paralelas, como Oficina Franco-Brasileira de Roteiros, que neste ano vai para sua quarta edição, com apoio direto da Riofilme e ABPITV, exibições ao ar livre e gratuitas na concha acústica da UERJ, sessões populares distribuídas por diferentes espaços alternativos do Rio de Janeiro, como a Arena Dicró, Masterclasses de direção com Anne Fontaine com entrada franca, e ação educativa que levará exibições gratuitas para escolas em mais de 15 cidades.
O Festival Varilux já se consolidou como o primeiro festival de cinema com abrangência nacional, fazendo parte do calendário cultural do Brasil. Para Arnaud Ribadeau Dumas, presidente no Brasil da Essilor/Varilux – multinacional francesa fabricante exclusivo das lentes multifocais Varilux® e do antirreflexo Crizal® -, empresa que patrocina o evento desde a primeira edição, o objetivo da companhia em incentivar e disseminar a cultura no Brasil está, a cada ano, sendo alcançado. “Há mais de uma década apostamos nessa iniciativa. Assistir o avanço e a ampliação de sua abrangência Brasil a fora, inclusive em cidades fora dos grandes centros, nos dá a certeza de que fizemos a coisa certa”, afirma o presidente.
Segundo o diretor da Bonfilm e do festival, Christian Boudier, o Varilux já se tornou um dos principais eventos de cinema do país. “O festival é um dos mais aguardados pelo público brasileiro, além de ser um dos mais eficientes para promover a cultura e a imagem da França no Brasil”.
“Vale lembrar que os ingressos para as sessões do evento seguem a política de preço de cada cinema”
O Festival Varilux de Cinema Francês é patrocinado pela multinacional francesa Essilor/Varilux, pela Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o copatrocínio da Embaixada da França, Delegação Geral das Alianças Francesas do Brasil, Air France, Sofitel, Unifrance Films e RioFilme.
Pingback: Saiba tudo sobre o festival de cinema francês que acontece em Natal
Pingback: Festival de Varilux de Cinema Francês ocupa Uerj, Odeon, Cine Jóia e Cinemaison | Catraca Livre
Pingback: Varilux leva cinema francês, debates e oficinas gratuitas ao Rio | Catraca Livre
Pingback: Festival de Varilux de Cinema Francês ocupa Uerj, Odeon, Cine Jóia e Cinemaison | Trilha Mundos – Cooperativa de Projetos e Serviços Socioambientais – 61 8138-5888
Pingback: Varilux leva cinema francês, debates e oficinas gratuitas ao Rio | Trilha Mundos – Cooperativa de Projetos e Serviços Socioambientais – 61 8138-5888
Pingback: Festival Varilux tem cinema francês, debates e oficinas gratuitas | Catraca Livre
Pingback: Festival Varilux de Cinema Francês
Pingback: Divinópolis recebe Festival de Cinema Francês | Revista Digital l Brasil
Pingback: Divinópolis recebe Festival de Cinema Francês - Jornal ON
Pingback: G1 - Divinópolis recebe Festival de Cinema Francês
Pingback: 20 rolés para aproveitar muito este FDS em Natal
Pingback: :: Programação especial neste fim de semana :: | Só mais um Blog de Viagens
Pingback: Programação da 6ª edição do Festival de Cinema Frances em Natal | Coletivo Foque