Mostra Pio Marmaï


O Festival Varilux de Cinema Francês 2015 tem o prazer de apresentar a Mostra Pio Marmai, que reúne os destaques da sua cinematografia. Aos 30 anos, Pio Marmaï já atuou em vinte longas metragens e tornou-se um dos atores mais cortejados do cinema francês atual. Formado pelo Conservatório de Créteil, pela Scuola Commedia Dell’arte na Itália e na École de la Comédie de Saint-Étienne, Marmaï inicia sua carreira no teatro em 2006.

A Mostra acontecerá em São Paulo no CineSesc e no Rio de Janeiro no Instituto Moreira Salles.

A comédia dramática Didine, de Vincent Dietschy, marca a sua estreia no cinema em 2008. No mesmo ano, Pio é revelado ao grande público no filme O primeiro dia do resto da tua vida, de Remy Bezançon, que vale ao ator uma indicação ao César de Melhor Revelação Masculina. A partir de 2011 o jovem ator se dedica ao gênero dramático e por sua atuação em Sobre o Amor e a Água Fresca de Isabelle Czajka é novamente indicado ao César.  Em seguida atua em A delicadeza do amor, ao lado de Audrey Tautou e Contre Toi, com Kristin Scott Thomas. O reencontro de Pio Marmaï e Remy Bezançon acontece no filme Um Evento Feliz. Em 2013, o ator teve o papel principal em Aliyah, de Elie Wajeman, que foi selecionado para a Quinzena dos realizadores de Cannes. Pio Marmaï é hoje em dia um ator central no cinema francês de sua geração. É o ator principal nos filmes Maestro de Léa Fazer e Os amanhãs que cantam de Nicolas Castro. Atua com ícones do cinema francês como Catherine Deneuve no filme Em um pátio de Paris (2014) e Isabelle Huppert em Um amor em Paris (2014). Com o filme Beijei uma garota, Pio Marmaï recebeu o prêmio de melhor interpretação no Festival Internacional de filme de comédia da Alpe d’Huez 2015. Em breve, veremos Pio em Nos futurs de Remy Bezançon e Vendeur, ao lado de Gibert Melki.

O ator homenageado leva sua profissão muito a serio. Preocupado com a sua legitimidade, ele trabalha constantemente em seus papéis. “Eu acho que é um luxo ser ator. Quando se fala, deve haver algo a dizer. Eu amo trabalhar com pessoas exigentes que tem coração para contar histórias.” O diretor Rémy Bezançon vê nele “uma força animal à la Patrick Dewaere.” A atriz e diretora Zabou Breitman pensa que Marmaï “tem um lado louco, hiperativo, muito empolgante”. Além do seu trabalho como ator,  escreveu e dirigiu peças no Centro Nacional Dramático de Valência. “É onde me sinto mais criativo, não preciso ser somente um simples intérprete”. E com um grupo de amigos, ele ainda desmonta e customiza motos com paixão em sua oficina em Aubervilliers.

 

grade_cinesesc 10 de Junho | Sessão de abertura com a presença de Pio Marmaï

 

grade_ims

Data: 13 de Junho às 19h | Sessão de abertura com a presença de Pio Marmaï
 Local: Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea

Informações:   http://ims.uol.com.br/

PROGRAMAÇÃO

NOTÍCIAS DO FESTIVAL