Palavras do Curador


O irredutível cinema francês…

A edição 2015 do Festival Varilux de Cinema Francês segue com crescimento em ritmo de samba! Estamos felizes de poder levar essa vitrine do cinema francês para novas cidades e novos públicos em todo Brasil. São 50 cidades participantes, 90 cinemas e mais de 110.000 espectadores aguardados!

O Varilux 2015 traz presentes especiais. Assim, apenas alguns dias após o Festival de Cannes, apresentaremos o filme que abriu a maior festa mundial do cinema, De cabeça erguida, com presença da diretora Emmanuelle Bercot, segunda mulher na história de Cannes a abrir o festival. Também, os diretores Olivier Nakache e Eric Toledano de Intocáveis – um dos maiores sucessos franceses nas bilheterias brasileiras – virão acompanhados pelo genial ator Tahar Rahim (O Profeta), para apresentar “Samba“, um filme que tem uma relação especial com o Brasil.

No mesmo ritmo de sucesso, com 12 milhões de espectadores, a comédia “Que mal eu fiz a Deus?”,  fenômeno de bilheteria na França em 2014. Apostamos que o filme também será um grande sucesso em telas brasileiras. Apresentado pelo diretor Philippe de Chauveron e o ator Noom Diawara. O Patrick Bruel, cantor, ator, um dos artistas mais populares na França, virá ao Brasil para apresentar o filme Sexo, amor e terapia, no qual ele tenta resistir aos encantos da Sophie Marceau…

Gemma Bovery – A arte imita a vida, uma deliciosa “divagação” contemporânea sobre o romance Madame Bovary será apresentado por  Anne Fontaine, grande diretora do cinema francês, eleita dessa edição para ministrar masterclasses na FAAP (SP) e na UFRJ.

Papa ou maman“, uma comédia muito “politicamente incorreta” sobre um divórcio à francesa (3 milhões de entradas na França)  apresentada pelo jovem diretor Martin Bourboulon.

Com um elenco sensacional (incluindo Patrick Bruel), Cécile Telerman apresentará seu mais novo filme Os olhos amarelos dos crocodilos adaptação de uma novela de grande sucesso na França. E para fechar esse time forte de diretoras presentes nessa edição, Audrey Dana dirige e atua no divertido O que as mulheres querem.

Um presente especial para o público infantil e para os amantes de animação “Astérix e o domínio dos deuses“, primeira animação em computação gráfica baseada nas HQs dos irredutíveis gauleses, que será apresentado em versões 2D e 3D gratuitamente para milhares de crianças em sessões educativas em todo país.

Como não poderia deixar de ser, o festival fará uma homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro, sede do evento, com a apresentação especial do filme “O homem do Rio”, filme “cult” que forjou a imagem do Rio dos anos 60 na mente do público francês e inspirou Steven Spielberg para a criação do Indiana Jones! Com o famoso “Bebel” – Jean-Paul Belmondo, um dos atores mais famosos da história do cinema francês.

Reforçando uma marca importante do festival que é a valorização da produção contemporanea francesa, a programação dedicará uma linda mostra a um dos novos galãs do cinema francês, o Pio Marmai, que os brasileiros (e brasileiras!) poderão apreciar ao vivo durante o festival.

Como Asterix, o cinema gaulês é irredutível. Em 2014, parece ter tomado a poção mágica! As produções francesas tiveram o mesmo resultado que as de Hollywood no mercado francês, com 45% das entradas – 91 milhões de espectadores!  A nível mundial, o cinema francês também teve uma forte aceitação em 2014 com 108 milhões de espectadores .

Esses resultados demonstram a pertinência de uma política de longo prazo de apoio ao audiovisual, com ganhos reais na promoção da diversidade cultural. É essa mesma diversidade cultural que o Festival Varilux visa promover no Brasil, graças ao apoio dos numerosos  parceiros que fazemos questão de agradecer, nesse período de crise tão difícil para a cultura: o Ministério da Cultura, a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio e Riofilme, o grupo Essilor/Varilux, a Embaixada da França, as Alianças Francesas, Unifrance, Air France, Sofitel, os exibidores, as distribuidoras e todos os outros parceiros. E um agradecimento especial a todo o público fiel e entusiasta do festival mais charmoso do Brasil e a valiosa equipe da Bonfilm.

 

Bom festival par Toutatis !

Christian Boudier
Diretor do Festival

PROGRAMAÇÃO

NOTÍCIAS DO FESTIVAL