Finnegan Oldfield

Filme no Festival: Marvin

Convidado do festival

Em 2003, aos 12 anos, Finnegan Oldfield dá seus primeiros passos na tela, no filme para televisão L’Île Atlantique de Gérard Mordillat. Alguns anos depois, ele consegue dois papéis pequenos no cinema, em Entre os Muros da Prisão de 2008 e Ninguém Além de Você de 2011. É nesse mesmo ano que as coisas se aceleram, quando lhe é oferecido o papel de um adolescente rebelde que se vê envolvido numa sombria história de pedofilia no suspense Mineurs 27.

A partir daí, as propostas se multiplicam com papéis coadjuvantes em filmes tão diversos quanto A Marcha, Week-ends, Geronimo ou ainda Nem o Céu nem a Terra de 2014. O ano 2015 sinaliza uma grande virada em sua carreira com o original Os Cowboys, na qual sua incrível atuação faz com que ele seja indicado ao César de Melhor Ator Revelação 2016.

Após esse sucesso, Finnegan privilegia papéis dramáticos e faz escolhas ousadas. Ele atua, então, diante da câmera de Eva Husson, Bang Gang, de Bertrand Bonello (Nocturama), de Katell Quillévéré (Coração e Alma) e de Stéphane Brizé (A Vida de Uma Mulher). Em 2017, após ter feito parte da distribuição de Promessa ao amanhecer, de Eric Barbier (apresentado no Festival Varilux 2018), ele tem o papel-título de Marvin ou la Belle Education, inspirado no livro autobiográfico En finir avec Eddy Bellegueule, de Edouard Louis. O papel de Marvin rende-lhe sua segunda indicação ao César de Melhor Ator Revelação.

Ver todos os Artistas