Laboratório franco-brasileiro de roteiros

 

04 – 08 de junho 2018
Hotel SOFITEL Ipanema
RIO DE JANEIRO – RJ

O Festival Varilux de Cinema Francês incentiva o intercâmbio e o desenvolvimento profissional através da realização do 2˚ Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros. fruto da parceria entre o Festival e o Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (CEEA).

Em sua 2ª edição na cidade do Rio de Janeiro (RJ), pretende explorar os fundamentos e a metodologia da construção dramática  aplicando-os no desenvolvimento de projetos concretos de roteiros de ficção de longa metragem para cinema e séries para televisão. Durante uma semana, 15 projetos serão analisados por 3 roteiristas franceses consagrados, formadores no Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (Paris).

Sob a coordenação de François Sauvagnargues, o laboratório será ministrado pelas roteiristas francesas, professoras do CEEA: Corinne Klomp, Claire Barré, e Pascale Rey

SELECIONADOS

Leonardo Bruno

Flavia Neves

Cassio Tolpolar

Pedro Eiras

Fernando Martins

Silvio Andrade

Gustavo Pinheiro

João Miguel Leonelli

Paula Braun

Nuno Goldophim

Pablo Ferreira

Alana Rodrigues

Mariah Schwartz

Valentine Godolphim

Caio Prati Jobim

 

A produção entrará em contato com os profissionais selecionados.


François Sauvagnargues – Coordenação

Especialista em ficção, foi Diretor do Departamento de Ficção para TV do canal ARTE entre 2003 e 2011. Dirigiu até 2017 o FIPA – Festival Internacional de Programas Audiovisuais de Biarritz (França).

 

 


Corinne Klomp

Jornalista econômica antes de largar tudo para criar histórias, Corinne Klomp foi aluna da FEMIS e do Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual, e hoje é roteirista de cinema, TV e autora teatral. Possui um currículo extenso, composto por mais de 12 obras cinematográficas diversas, além de diversas peças teatrais e experiências cênicas.

Premiada pela Fondation J.M. Bajen em 2012 como autora revelação pela obra teatral Une saine inquietude, e no Festival do Filme Europeu de Bruxelas (2006) com o prêmio de melhor roteiro de longa-metragem para Gueule d’emploi. Atualmente, Corinne Klomp é membro do Conselho de Administração da Sociedade Francesa de Autores e Compositores de Drama (SACD), e desde 2017 é vice-presidente do mesmo.

 


Claire Barré

Roteirista e docente no CEEA, FÉMIS e da Universidade Paris X, Claire atualmente desenvolve diversos projetos para televisão e cinema. Em 2014 recebeu o Prêmio Sopadin de Melhor Roteiro (“Uma esposa ideal”). Ela publicou os romances, Ceci est mon sexe, Baudelaire, le diable et moi, Phrères e Pourquoi je n´ai pas écrit de film sur Sitting Bull.

 


Pascale Rey

Roteirista, consultora e presidente da DreamAGo, associação internacional de cinema que auxilia roteiristas a construir e vender seus projetos. Professora do Conservatório Europeu de escrita audiovisual desde 1990. Organiza o workshop de roteiro do Festival de Cinema Plume e Pellicule, e um programa de produtores e escritores – Meet your Match. Experiência em consultoria de roteiro em oficinas e laboratórios em vários países.