Palestras em São Paulo


Segunda-feira 04/11

15h00

Exibição do filme O SUCESSOR (Le Successeur), de Xavier Legrand

CINE FAAP

ENTRADA FRANCA

 


Terça-feira 05/11

10h30 – 17h30

Palestra com o JEAN-MICHEL FRODON

Mestre em história, foi professor, fotógrafo, jornalista e editor. Crítico de cinema, foi diretor de redação dos Cahiers du Cinéma.

Com a participação de Inacio Araujo, critico na Folha de São Paulo

10h30 -12h30: As evoluções recentes do cinema, a globalização, o digital.
14h-15h30:  História da critica. Desafios das novas tecnologias
16h- 17h30: A critica no Brasil / Qual é o papel que a critica pode assumir hoje?

CINE FAAP

ENTRADA FRANCA


Terça-feira 05/11

15h00 – 17h00

Master Class com o diretor XAVIER LEGRAND

CINE FAAP- AUDITÓRIO 1

ENTRADA FRANCA


Jean-Michel Frodon é jornalista, crítico de cinema, professor em Sciences Po Paris e professor honorário na Universidade de Saint Andrews (Escócia). Foi responsável pelas páginas de cinema do jornal Le Monde e foi diretor da famosa revista Les Cahiers du Cinéma. Atualmente colabora regularmente com os sites de informação Slate.fr e AOC, e com inúmeras publicações francesas e estrangeiras. Todos os seus textos estão acessíveis no seu blog "Projection Publique". É autor ou realizador de cerca de trinta obras sobre cinema, incluindo « O cinema francês, da Nouvelle Vague até hoje», « A projeção nacional », « O cinema e a Shoah », « Robert Bresson », « Conversa com Woody Allen », « O cinema chinês », « Deleuze e as imagens », « A arte do cinema », « O Mundo de Jia Zhang-ke », « Cinemas de Paris », « Chris Marker », « 13 Ozu », « Abbas Kiarostami, obra aberta », « O cinema à prova da diversidade ». É também curador de exposições, autor de videoinstalações e programador.

 

Xavier Legrand se formou no Conservatório Nacional Superior de Arte Dramática de Paris, onde atuou em várias peças. Em 2012, Legrand dirige o curta-metragem Avant que de tout perdre, que retrata uma mulher e seu filho, vítimas da violência do marido. O filme é bem recebido: em 2014, ganha o César de Melhor Curta-Metragem e é indicado ao Oscar.

Aproveitando esse sucesso, Legrand adapta a produção para o longa Custódia (Jusqu’à la garde), lançado em 2018, novamente com Léa Drucker e Denis Ménochet. O filme recebe o Leão de Prata de Melhor Diretor e o Leão do Futuro de Melhor Primeira Obra no Festival de Veneza, além de cinco César em 2019, incluindo Melhor Filme. Custódia também esteve na seleção do Festival Varilux. Legrand não se limita ao cinema e realiza o videoclipe da música Pas plus le jour que La nuit de Alex Beaupain, que também é parte de uma campanha de conscientização da CIIVISE (Comissão Independente sobre Incesto e Violências Sexuais contra Crianças).

Em 2023, ele dirige dois episódios da série Tout va Bien na Disney+, com Virginie Efira, Nicole Garcia e Sara Giraudeau. Após seis anos do sucesso de Custódia, Xavier Legrand retorna com o intrigante thriller psicológico O Sucessor, estrelado por Marc-André Grondin.