A MOSTRA DE VR CONTINUA
O festival oferece a ocasião de descobrir gratuitamente oito criações francesas selecionadas na competição oficial de conteúdo criativo de realidade virtual da Biennale de Veneza. ACESSO GRATUITO
Rio de Janeiro
Estação Net Rio de 7 a 13 de novembro, de 14h às 20h
Cinesystem Botafogo de 14 a 20 de novembro, de 14h às 20h
São Paulo
Espaço de Cinema Augusta de 7 a 13 de novembro, de 14h às 20h
Cine Marquise de 14 a 20 de novembro, de 14h às 20h
Centro Cultural Sao Paulo de 21 a 28 de novembro, de 14h às 20 h
MICHEL REILHAC, curador
Michel Reilhac é autor independente, curador e produtor de narrativa interativa e realidade virtual. Ele é o curador fundador do Venice VR, a competição oficial de conteúdo criativo de VR do Festival Internacional de Cinema da Bienal de Veneza. Ele é também cofundador e diretor de estudos do Cinema College e do VR College da Bienal de Veneza. Ele é curador da seção VR da Seriesmania em Lille. Ele dá palestras, treina e produz em mídia imersiva. Anteriormente foi bailarino, diretor executivo de diversas instituições nacionais de dança e teatro em França, diretor do Forum des Images de Paris entre 1992 e 2001 e diretor do cinema do canal ARTE entre 2002 e 2012. Ele foi nomeado Homem do Ano em 2013 pela revista profissional francesa Le Film Français. Atualmente, está trabalhando na criação de uma residência internacional e pan-africana para escritores na ilha de Lamu, no Quénia.
OS FILMES
All unsaved progress will be lost de Melanie Courtinat (Venice Immersive 2022) – 10 min
Uma jornada melancólica a uma cidade fantasma feita de concreto e neblina, baseada no testemunho de uma mulher que se recusou a evacuar a vila de sua cidade natal após um terrível desastre. Uma ameaça permanece inexplicavelmente iminente, permitindo ao espectador projetar nela os seus próprios medos.
Astra de Eliza McNitt (Venice Immersive 2024) – 60 min
Uma experiência espetacular em torno da astronomia. Visitamos vários planetas compreendendo as suas paisagens e as suas atmosferas. Encenada como uma experiência científica de altíssima qualidade, a interatividade permite-nos compreender o nosso sistema solar de uma forma muito direta e sensorial.
Champ de bataille de François Vautier (Venice Immersive 2024) – 20 min. Em 1916, os campos de Verdun foram palco de uma selvageria sem precedentes. Corpos machucados, paisagens mutiladas, céus escurecidos pelo desespero. Nesse ambiente, um soldado, Julien, passa por esse momento sombrio e perde a juventude e a felicidade. Uma experiência de vídeo 360º sobre a vida numa trincheira durante a Batalha de Verdun. Este filme é um exemplo perfeito de como a VR pode atingir o mesmo nível de qualidade visual de um filme de cinema.
Empereur de Marion Burger e Ilan Cohen (Prêmio Melhor Realização Venice Immersive 2023) – 40 min
Uma viajem ao coração de um cérebro: o de um pai que se tornou afásico. Numa representação monocromática e inspirada na animação tradicional, esta história intimista é vista sob o ângulo de uma viagem com toques surrealistas.
Ito Meikyu de Boris Labbé (Grande Prêmio de Venice Immersive 2024) – 15 min
Interior e exterior, transparência e opacidade, exibicionismo e voyeurismo, feminino e masculino; todas essas noções se opõem ou se unem no ciclo infinito de um labirinto sem saída. A vida aqui é como uma tela cuja trama viva é tecida a partir de uma miríade de fios e caminhos ramificados.
Mamie Lou de Isabelle Andreani (Venice Immersive 2024) – 25 min
Imerso no mundo dos espíritos dos ancestrais, você é designado para acompanhar Nana Lou em sua última viagem. No dia em que sua neta Clémentine dá à luz em uma maternidade em Tóquio, Nana Lou sofre um derrame em casa, na França. Ela se encontra no hospital, presa entre a vida e a morte… Com sua presença luminosa ao lado dela, você a ajuda a revisitar suas memórias e a falecer em paz. Uma reflexão suave sobre a morte e como não ter medo dela.
Oto’s planet de Gwenaël François (Prêmio especial do Juri Venice Immersive 2024) – 28 min
Uma fábula animada e interativa sobre a colonização prematura de um astronauta em um micro planeta do tipo Pequeno Príncipe ocupado por uma preguiça amigável. O filme aborda o problema dos obstáculos que separam as culturas em vez de permitirem que vivam em harmonia. A qualidade da animação e interatividade é excepcional.
Une eau la nuit de Chelanie Beaudin-Quintin (Venice Immersive 2024) – 23 min
Filme de cine-dança de realidade virtual subaquática, com coreografia de Caroline Laurin- Beaucage. Com os bailarinos Léonie Bélanger, Luca Lazylegz Patuelli, Rowan Mercille, Jimmy Chung, Rachel Harris e Emmanuel Jouthe. Um momento de poesia visual absoluta.