LAB FRANCO-BRASILEIRO DE ROTEIROS 2025

24 – 28 de novembro

Hôtel Fairmont – Rio de Janeiro


O Festival Varilux de Cinema Francês realiza pelo oitavo ano o Laboratório Franco Brasileiro de Roteiros, coordenado por François Sauvagnargues, especialista de ficção e ex-diretor geral do Festival Internacional de Programação Audiovisual (Biarritz, França). Destinado a roteiristas, diretores e produtores, o laboratório permite o desenvolvimento da escrita dos projetos dos participantes, principalmente de roteiros de longa-metragem e séries de TV. O objetivo é acompanhar a escrita e orientar os autores, ajudando-os a encontrarem suas particularidades e reforçarem a narrativa.

 

O LAB promove a troca de experiências entre palestrantes europeus com larga experiência e profissionais brasileiros, contribuindo para incentivar coproduções futuras entre Europa e Brasil.

 

O Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros é uma parceria entre o Festival de Cinema Francês do Brasil, e o Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (CEEA).

 

O Laboratório conta também com a parceria do Projeto Paradiso, iniciativa que apoia e impulsiona a formação e a profissionalização de talentos do audiovisual brasileiro.


OS FORMADORES:

CLAIRE BARRE

Formada em roteiro pelo CEEA (Conservatório Europeu de Escrita Criativa), Claire é professora na escola e também na La FEMIS, além de consultora na Dreamago e no Le Groupe Ouest. Atua como escritora em diferentes formatos: peças de teatro, livros, filmes e séries. Recebeu o prêmio de melhor roteiro pelo longa Une épouse idéale. Recentemente, coescreveu o filme Le Répondeur, dirigido por Fabienne Godet, e publicou o livro Ma vie de chamane (Mama Éditions, 2025).


CORINNE KLOMP

Formada em Roteiro pelo La FEMIS e pelo CEEA (Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual), onde coordena a oficina de roteiro, Corinne é roteirista especializada em diálogos. Seu projeto Gueule d’emploi recebeu o prêmio de melhor conceito de longa-metragem no Festival de Cinema de Bruxelas. Atua também como autora de ficção para podcasts na France Inter e como dramaturga, com trabalhos de criação e adaptação para o teatro.


AKIMA SEGHIR

Depois de estudar marketing e comunicação, e obter um doutorado em Economia Internacional em Seul (Coreia do Sul), ela iniciou sua carreira em consultoria e produção publicitária antes de se dedicar ao roteiro — um sonho de longa data. Há mais de quinze anos, escreve para séries policiais, thrillers e dramas, além de adaptações literárias e produções originais para grandes emissoras francesas (TF1, France Télévisions…) e plataformas como a Netflix.


JEAN-MARIE CHAVENT

Formado em Roteiro na La FEMIS, Jean-Marie é especialista em séries de TV. Desde 2011, é professor de escrita seriada no CEEA (Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual).

Como roteirista, trabalhou em séries como Marianne (France 2), Influences (NRJ12), Caïn e, mais recentemente, no telefilme Meurtres en Gironde (France 3).


Confira a lista dos selecionados para o LAB de Roteiros 2025

 

Projetos de séries :

1. A Suplicante, Samuel Brasileiro, Fortaleza, Ceará (co-criadora: Natália Maia)
2. Braxit, Erik Hewitt, São José do Calçado, ES
3. Deportados, Lívia Gaudencio, Belo Horizonte, MG
4. Escala Glasgow, Fernanda Storolli, São Paulo, SP
5. Korini, Juliana Adorna, São Paulo, SP
6. Quimera, Rafael Lobo, Brasília (co-criador: Lucas Gehre)
7. Sem Receita, Ana Squilanti, São Paulo, SP
8. Vento Azul, Mariana Tesch, São Paulo, SP

 

Projetos de longa-mentragens :

1. Brilhante, Carol Silva, Sabará, MG (co-roteirista: May Santos)
2. Fé e Fuzil, Guilherme Quintella, São Paulo, SP
3. Interior, Letícia Tomazella, São Paulo, SP
4. Noite Escura, Ana Clara Taunay, Rio de Janeiro, RJ (co-roteirista: Thiago Amendoeira)
5. O Bando, Matheus Rocha, Recife, PE
6. O Estranho Menino, Matias Mariani, Rio de Janeiro, RJ (co-roteirista: Maíra Bühler)
7. O Outro Lado da Lua, Yann Rodrigues, São Paulo, SP
8. O Rio de Lágrimas Corre no Vale do Amor, Ulisses Arthur, Maceió, AL