Nabil Ayouch

Filme no Festival: Primavera em Casablanca

Diretor convidado do festival

Após ter feito três curtas-metragens muito premiados em diversos festivais internacionais, Nabil Ayouch dirige, em 1997, seu primeiro longa-metragem, Mektoub, que faz um enorme sucesso no Marrocos e será o primeiro filme a representar o país na Academia do Oscar.
Dirige seu segundo filme, As Ruas de Casablanca, em 2000. Uma história comovente de crianças sem-teto expostas à violência das ruas. Com esse novo longa-metragem, Ayouch representa, mais uma vez, o Marrocos no Oscar. Após esses sucessos, segue com Une minute de soleil en moins, em 2003.

O cineasta retorna, quatro anos depois, ao cinema com o filme, Tudo que Lola Quiser, no qual acompanha a trajetória de uma dançarina oriental. Depois, faz um documentário – My Land, que dá voz aos exilados palestinos, expulsos de seus próprios vilarejos quando da criação do Estado de Israel, em 1948.

Nabil Ayouch é novamente embaixador do Marrocos no Oscar com Os Cavalos de Deus, em 2012, que mostra o tema da radicalização religiosa de um jovem marroquino e seu impacto sobre a família. Depois, Nabil dirige seu sétimo longa-metragem, Muito Amadas, sobre as prostitutas de Marrakesh. Apesar de um reconhecimento internacional, participando, inclusive, de uma seleção para o Festival de Cannes na Quinzena dos Realizadores, infelizmente o filme é censurado no Marrocos.

Seu último filme, Razzia, tem como set sua cidade natal, Casablanca, na qual se debatem quatro personagens com destino cruzados que tentam existir no seio de uma sociedade que os sufoca, revelando um panorama complexo da realidade marroquina.

Ver todos os Artistas