Palavras dos Curadores

O Festival Varilux na reconquista do seu público

Para sua décima quarta edição, e após vários anos muito abalado pela pandemia, o Festival Varilux de Cinema Francês muda de data. Acontecerá de 9 a 22 de novembro, em mais de 60 cidades e cerca de uma centena de cinemas de todo o Brasil.

Três anos depois, os cinemas brasileiros continuam fortemente impactados pela pandemia: em 2023, o público continua 44% menor que em 2019 e o resultado médio é somente de 30 espectadores por exibição. O aumento de 21% no preço dos ingressos em 2022 não encorajou o retorno dos espectadores aos cinemas. Para o cinema independente brasileiro e estrangeiro, a perda é muito maior: a queda na audiência média por filme é estimada em 80%! Os filmes franceses não escaparam a essa regra e viram seus resultados globais no Brasil desmoronarem.

Nessas condições, o Varilux continua sendo uma ferramenta mais estratégica do que nunca para manter viva a chama do público brasileiro, promover a imagem do cinema francês em todo o país, e apoiar o trabalho dos distribuidores locais (nada menos que 10 distribuidores participam do festival este ano: Califórnia, Diamond, A2, Mares, Pandora, Zeta, Paris, Synapse, Filmes do Estação e Bonfilm). O festival, que atingiu 191 mil espectadores em 2019, tem assim como objetivo prioritário reconquistar gradualmente o seu público em todo o país: depois de 77 mil espectadores em 2022, o objetivo é ultrapassar a marca dos 100 mil espectadores em 2023.

Para isso, o festival apresentará uma magnífica seleção de 20 filmes recentes e inéditos no Brasil, incluindo a Palma de Ouro em Cannes Anatomia de uma Queda, o último filme de Cédric Kahn, Making Of, o filme Culpa e Desejo de Catherine Breillat, e a segunda parte da saga de Os Três Mosqueteiros. Para representar os filmes da seleção, atender a imprensa e debater com o público, o festival terá o prazer de receber Léa Drucker (Culpa e Desejo) Cédric Kahn (Making of), Stefan Crepon (Making of), Anna Novion (O Desafio de Marguerite), Baya Kasmi (O Livro da Discórdia), Bruno Chiche (Maestro(s)), Rémi Bezançon (O Renascimento), Nicolas Giraud (O Astronauta) e Julia de Nunez (série Brigitte Bardot).

O festival também organizará uma homenagem a Brigitte Bardot, verdadeira ícone do Brasil conhecida por ter frequentado muito a localidade de Búzios, onde ainda existe o Cine-Bardot! O festival exibirá a série Brigitte Bardot, de Christopher e Danielle Thompson, na presença da atriz Julia de Nunez. Além disso, a estrela Bardot será ainda relembrada nas exibições dos clássicos do festival, E Deus Criou a Mulher e O Desprezo.

E como sempre, o festival organizará inúmeras atividades educativas por todo o país em torno dos filmes A Viagem de Ernesto e Célestine e O Desafio de Marguerite, assim como sessões de democratização, gratuitas para todos os públicos. Também será organizado o já famoso LAB de roteiros franco-brasileiros, em parceria com o Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual, coordenado por François Sauvagnargues.

Agradecemos aos fiéis patrocinadores do evento: Essilor/Varilux, especialmente ao seu presidente Guilherme Nogueira; e a Pernod Ricard, através da marca Lillet, ao seu presidente Benoît Laug. Obrigada também ao recém-chegado TAG, e ao seu presidente Gustavo Labanca, a quem agradecemos calorosamente pela confiança. Esses patrocínios foram possíveis graças à Lei de Incentivo à Cultura e gradecemos ao Ministério da Cultura. Obrigada aos demais grandes jogadores deste time francês, Air France e Groupe Accor /Fairmont, cujo apoio foi viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, bem como à Embaixada da França no Brasil, Alliance Française e Unifrance Films. Agradecemos a todos os demais parceiros cujo valioso apoio nos permite conquistar mais uma vez o nosso querido público.

 

Emmanuelle e Christian Boudier

Diretores e curadores do festival