LABORATÓRIO FRANCO-BRASILEIRO DE ROTEIROS 2023

6 e 10 de novembro

Hôtel Fairmont – Rio de Janeiro

O Festival Varilux de Cinema Francês realiza pelo sexto ano o Laboratório Franco Brasileiro de Roteiros, coordenado por François Sauvagnargues, especialista de ficção e ex-diretor geral do Festival Internacional de Programação Audiovisual (Biarritz, França). Destinado a roteiristas, diretores e produtores, o laboratório permite o desenvolvimento da escrita dos projetos dos participantes, principalmente de roteiros de longa-metragem e séries de TV. O objetivo é acompanhar a escrita e orientar os autores, ajudando-os a encontrarem suas particularidades e reforçarem a narrativa. O LAB promove a troca de experiências entre palestrantes europeus com larga experiência e profissionais brasileiros, contribuindo para incentivar coproduções futuras entre Europa e Brasil.

 

O Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros é uma parceria entre o Festival Varilux de Cinema Francês, e o Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (CEEA).

 


OS FORMADORES:

CLAIRE BARRE

Roteirista e docente no CEEA, FÉMIS e da Universidade Paris X, Claire atualmente desenvolve diversos projetos para televisão e cinema. Em 2014 recebeu o Prêmio Sopadin de Melhor Roteiro (“Uma esposa ideal”). Ela publicou os romances, Ceci est mon sexeBaudelaire, le diable et moiPhrères Pourquoi je n´ai pas écrit de film sur Sitting Bull.


CORINNE KLOMP

Corinne é formada em Roteiro no La FEMIS e no CEEA (Conservatório Europeu de Escrita Criativa), onde dirige a oficina de Roteiro da escola. Roteirista especializada em diálogos. Seu último projeto Gueule d’emploi ganhou o prêmio de melhor conceito de longa-metragem no Festival de Cinema de Bruxelas.


MONICA RATTAZZI

Monica Rattazzi alterna entre roteirista e diretora de roteiro há quase 20 anos. A sua atividade como romancista levou-a a colaborar com o colectivo de fotógrafos Tendance Floue. É licenciada pelo CEEA, vencedora da Fundação Beaumarchais e do Prémio Polar SACD e obteve apoio de escrita da região da Occitânia para a sua primeira longa-metragem como realizadora.


JEAN-MARIE CHAVENT

Formado em Roteiro no La FEMIS, Jean-Marie é especialista em série de TV. Desde 2011 trabalha como professor de série televisiva no CEEA (Conservatório Europeu de Escrita Criativa), e no mercado atua como roteirista de séries como Marianne, para France 2, Influences para NRJ12, Caïn, entre outros.


 

Confira a lista dos selecionados para o LAB de Roteiros 2023

SELEÇÃO LONGAS
A Adoção – Allan Deberton, Daniel Tavares, Natália Maia e Samuel Brasileiro
Dandayê! – Belise Mofeoli
Invasores – Kiwi Bertola
Jaguar – Estêvão Ciavatta
Nebulosas – Vinicius R M Elias
Notas sobre a Impermanência – Paula Gicovate
Páreo – Luciana Vieira
Sound Búfalo – Rafael Câmara

 

SELEÇÃO SÉRIES
AGORA AGORA – Fernando Honesko e Caroline Margoni
Capivaras – Jô Hallack
Jóias Brutas – Júlia Balista
Jorge Rei – Maria José Barros
Madeira – Sabrina Bogado
Maitasuna – Patrícia Moretzsohn
Para o que der e vier – Pedro Guindani
Tebas – Gustavo Penna
Terreno Hostil – César Augusto