Rémi Bezançon

Diretor

Rémi Bezançon nasceu em Paris em 1971. Depois de estudar na École Supérieure de Création Audiovisuelle e depois na École du Louvre, escreveu e dirigiu três curtas-metragens. Em seguida, filmou seu primeiro longa-metragem em 2005, O Amor Está no Ar, comédia romântica estrelada por Vincent Elbaz, Marion Cotillard e Gilles Lellouche. O filme foi indicado ao César na categoria Melhor Revelação.

Mas foi com O Primeiro Dia do resto da sua Vida, seu segundo filme, que ele foi verdadeiramente revelado ao público em 2008. Este afresco familiar de tom tragicômico com Zabou Breitman e Jacques Gamblin foi recebido calorosamente pela crítica e recebeu 3 Césars de 9 indicações. Em 2011, a cineasta adaptou o romance Um Evento Feliz, de Eliette Abécassis, retrato íntimo de uma jovem, interpretada por Louise Bourgoin, que compartilha sem tabus suas reflexões sobre o tema da gravidez e dos primeiros dias da maternidade.

Em 2012, voltou-se para a animação com Zarafa, conto infantil sobre a epopéia histórica da primeira girafa a chegar à França, presente do sultão do Egito ao rei Carlos X. O filme foi co-dirigido com Jean-Christophe Lie (ex-Disney e supervisor de animação de Les Triplettes de Belleville) e foi indicado ao César de melhor filme de animação.

Em 2015, Rémi Bezançon voltou ao live action com Nos Futurs, um “bromance” agridoce protagonizado por Pierre Rochefort e Pio Marmaï, seu ator favorito, que dirigiu pela terceira vez. Seu filme seguinte, O Mistério de Henri Pick, adaptado do romance de David Foenkinos, apresenta Fabrice Luchini e Camille Cottin em uma surpreendente investigação sobre uma impostura literária. Foi apresentado no Festival Varilux de Cinema Francês de 2019.

 

Ver todos os Artistas