Palavras dos Curadores

Em 2019, o Festival Varilux de Cinema Francês festejava seus 10 anos em sua melhor forma. Contudo, de repente o impensável aconteceu, pondo fim a qualquer esperança de realização da sua décima-primeira edição em junho de 2020. Porém o vínculo entre os filmes franceses e o seu público não foi rompido. Desde o mês de maio, os apaixonados pelo cinema francês de todo o país puderam – por meio do Festival Varilux Em Casa – ter acesso durante quatro meses a 50 filmes franceses de produção recente, de forma inteiramente gratuita, graças ao apoio do grupo Essilor/Varilux e da Embaixada da França.

Essa ação solidária obteve um fenomenal sucesso, atingindo 666.514 visualizações na plataforma Looke. A iniciativa permitiu não apenas conservar o contato com nosso público, como também conquistar novos espectadores. Na verdade, não chegamos a nos espantar: abrir uma janela para um outro lugar, expandir horizontes, ouvir outras histórias, não há dúvida de que tudo isso ajudou muitas pessoas a suportar o isolamento. A pandemia veio nos relembrar – de forma dolorosa – que o homem é um animal social e que o acesso à arte e à cultura é indispensável à sua vida e à sua saúde mental.

Os cinemas no Brasil foram os últimos lugares a reabrir, bem depois das lojas, dos restaurantes, dos salões de beleza, dos bares e dos templos religiosos. Paralelamente, os distribuidores optaram todos por adiar indefinidamente os lançamentos de filmes. Decidimos, portanto, ajudar os cinemas, que sempre desempenharam um papel fundamental como parceiros do festival, a retomar suas atividades com um conteúdo de qualidade, à altura da ocasião. A resposta não demorou a chegar: todos manifestaram o desejo de acolher essa décima-primeira edição, dispostos a enfrentar com entusiasmo o desafio de fazer o público voltar às salas de cinema, conservando o respeito às normas sanitárias em vigor.

O Festival Varilux pode muito bem vir a ser o grande campeão de bilheteria deste fim de ano! Estamos convencidos de que assistir a um filme numa sala escura, numa tela grande, com imagem e som de qualidade, compartilhando emoções constitui uma experiência insubstituível. Também apostamos no fato de que o público – forçado a visualizar filmes em plataformas durante vários meses – sente mais do que nunca a necessidade dessa experiência para se conectar com o mundo e com a humanidade.

É claro que essa edição será atípica. Não contaremos com artistas franceses convidados, nem laboratório de redação de roteiros, nem sessões educativas, porém o cerne do festival – os seus filmes – não será afetado. A seleção está sendo feita desde o Festival de Berlim, num esforço coordenado com os distribuidores parceiros do festival. A reabertura dos cinemas na França a partir do mês de junho permitiu o lançamento de vários longas-metragens recém-saídos da produção.

O festival acontecerá a partir do dia 19 de novembro, porém – excepcionalmente – neste ano daremos aos cinemas impossibilitados de reabrir em novembro a oportunidade de programarem a seleção até o fim de fevereiro. Dessa forma, qualquer que seja a legislação em vigor em cada cidade, o espectador poderá desfrutar dos filmes escolhidos.

A exemplo de todos os eventos culturais no Brasil, também o Festival Varilux de Cinema enfrentou graves dificuldades financeiras em 2020. Sua viabilização só foi possível graças à confiança depositada pelo seu principal apoiador, o grupo Essilor/Varilux, que aceitou fazer face a este desafio conosco, contando com a ajuda da Embaixada da França, da Aliança Francesa e da Unifrance Films, assim como das empresas ClubMed, Ingresso.com e Dispositiva.

A eles, agradecemos do fundo do coração, assim como a todos os nossos parceiros na mídia e aos fornecedores que somaram esforços para fazer com que fôssemos o primeiro Festival do país a voltar às salas de cinema!

Emmanuelle et Christian Boudier

Diretores e curadores do Festival