ACOSSADO

A BOUT DE SOUFFLE

Jean-Luc Godard / 1960 / 1h30 / Drama /

Informações

Com: Jean-Paul Belmondo, Jean Seberg, Daniel Boulanger

Direção: Jean-Luc Godard

Distribuição no Brasil: Zeta Filmes

Michel Poiccard, um criminoso obcecado por Humphrey Bogart, rouba um carro, mata um policial e vai para Paris, onde conhece Patricia Franchini, uma linda garota americana que vende jornais na Champs-Élysées. Poiccard tenta persuadi-la a fugir com ele para a Itália, sem lhe contar que é um foragido da justiça.

O clássico do Festival, em homenagem à Nouvelle Vague, que faz 60 anos em 2020.

Confira a programação da Mostra Nouvelle Vague aqui.

ACOSSADO: O FILME QUE SUBVERTEU TODAS AS CONVENCOES

Ao ser lançado, o filme não se parecia com nenhum outro realizado até então, rompendo com todos códigos consagrados da linguagem do cinema: rupturas na montagem; diálogos em grande parte improvisados ou escritos à última hora; digressões e citações; filmagens com luz natural que valorizavam o granulado da imagem; câmera apoiada no ombro; externas sem recurso à cenografia. Com este primeiro longa-metragem, Jean-Luc Godard abriu as portas para uma maior liberdade, apontando o caminho para um cinema sem tabus, decididamente rejuvenescido.
História policial tingida de melancolia, num tom ligeiramente insolente, Acossado é considerado um filme que inaugurou um estilo, que fundou uma corrente. Ao reinventar a maneira de filmar, consagrou-se como um manifesto na arte cinematográfica, tanto nos aspectos estético e técnico, como no plano econômico. A obra-prima da Nouvelle Vague foi filmada em Paris e Marselha em quatro semanas com pouquíssimo dinheiro. Porém, contrariando todas as expectativas, revelou-se um sucesso, gerando uma renda surpreendente, o que deu fôlego ao movimento que nascia naquele momento.

SEGREDOS DE BASTIDORES

Acossado foi inspirado num fato real. Em 2 de dezembro de 1959, a comissão de censura proíbe a exibição do filme para menores de 18 anos. O motivo alegado: “Tudo no comportamento de Michel Poiccard, sua crescente influência sobre a jovem, o tipo de diálogo, desaconselha a projeção deste filme na presença de menores de idade”. O filme é lançado a 16 de março de 1960 em quatro salas de cinema voltadas para o grande público e obtém um imediato sucesso de bilheteria, apesar da imposição do limite de idade. A recomendação da censura só será suspensa em 1975!
Para tranquilizar os investidores, temerosos de que Godard não passasse de um jornalista brincando de ser cineasta, François Truffaut e Claude Chabrol – diretores já consagrados por Les 400 coups e Le Beau Serge – emprestaram seus nomes como garantia pelo filme. Eles se fizeram passar, respectivamente, como roteirista e conselheiro técnico de Acossado. Funções evidentemente fictícias, mas pelas quais receberam menção nos créditos do filme!
Como a autorização para a filmagem na avenida Champs-Elysées não foi concedida, todas as cenas em que Belmondo e Seberg são vistos subindo e descendo a mais bela avenida do mundo foram filmadas às escondidas: o cinegrafista Raoul Coutard trabalhou encolhido dentro de um compartimento em um triciclo. Enquanto este era empurrado por um assistente, o câmera – através de um buraco – filmava os atores.
As filmagens eram interrompidas ao sabor dos caprichos e humores de Jean-Luc Godard, que mostrava pouco caso em relação a regras e convenções. Certo dia, ele simplesmente abandonou o set de filmagem para pegar um avião para Roma, onde foi ao cinema para assistir a um filme de Roberto Rossellini. Em outra ocasião, fingiu estar doente a ponto de ser impossível levantar-se da cama. Contudo, ao passar por uma calçada, o produtor Georges de Beauregard deu com Godard confortavelmente instalado na mesa de um bistrô. Uma discussão teve início e, para separar os dois, que ameaçavam se atracar, foi preciso a intervenção dos repórteres da revista Paris-Match, sentados numa mesa próxima.
Desmentindo todas as previsões, o filme obteve enorme sucesso nas salas de cinema, com mais de 2 milhões de espectadores para um orçamento equivalente a 69 mil Euros, dos quais 1/5 era destinado ao cachê da atriz Jean Seberg. Com os lucros, o produtor comprou uma mansão…

Sessões

Escolha a sua Cidade e veja as sessões disponíveis: