O Documentário

O CAPITAL NO SÉCULO XXI

LE CAPITAL AU XXIE SIECLE

De Justin Pemberton e Thomas Piketty
2020 – Documentário – 1h43
Distribuição no Brasil: Bretz Filmes/MyMamma
Classificação indicativa: 12 anos

Adaptação do livro de Thomas Piketty, sucesso mundial com mais de 25 milhões de exemplares vendidos.

Adaptado do livro de Thomas Piketty, uma das obras mais importantes dos últimos anos. Intercalando referências à cultura pop com intervenções dos mais influentes especialistas de nossa época, o filme propõe uma viagem através da história moderna de nossas sociedades. O documentário contrapõe a riqueza e o poder de um lado e, do outro, o progresso social e as desigualdades. Uma reflexão necessária para compreender o mundo de hoje.

“Ao adaptar para a tela o best-seller de Thomas Piketty, Justin Pemberton decifra com virtuosismo, senso pedagógico e um sentido narrativo luminoso, o sistema capitalista desde o século XVIII e suas perspectivas para o amanhã. Um filme urgente, necessário e envolvente.”
Gilles Tourman, Les Fiches du Cinéma

“Voltado para o grande público sem incorrer em abordagens simplistas, didático sem nunca ser doutrinário, este filme está repleto de reflexões relevantes para os que pretendem salvar nosso futuro.”
Xavier Leherpeur, Le Nouvel Observateur

Justin Pemberton
DIRETOR

Com o filme Love, Speed and Loss, sobre o campeão de corrida de motocicletas Kim Newcombe, Pemberton recebe três prêmios no New Zealand Screen Awards 2007, assim como o prêmio de Melhor Documentário no Qantas Television Awards. No mesmo ano é a vez de The Nuclear Comeback levar o prêmio de Melhor Documentário no festival CinemAmbiente, na Itália, e o de Melhor Documentário neozelandês no festival DocNZ. Pemberton também recebeu o prêmio de Melhor Direção (documentário) no Qantas Film and Television Awards 2008 por este mesmo filme.
Com Is She or Isn’t He?, realizado em 2011, ele conta a história da busca de aceitação por um homem – que tenta se tornar uma mulher. Veio em seguida The Golden Hour, sobre o triunfo de Peter Snell e Murray Halberg nas Olimpíadas de Roma em 1960. The Golden Hour foi indicado para o International Emmy Award 2013 na categoria Melhor Documentário.
Em 2016, Chasing Great, sobre o jogador de rugby Richie McCaw obteve enorme sucesso e se tornou o documentário neozelandês mais assistido de todos os tempos. Nesse mesmo ano lança I Spy, documentário on line divulgado em um site personalizado.

Thomas Piketty
DIRETOR

Thomas Piketty nasceu em 1971, estudou Matemática e Economia na Escola Normal Superior de Paris e com 22 anos concluiu o doutorado em Filosofia. Sua tese sobre redistribuição de renda foi escrita na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, em Paris, e na Escola de Economia de Londres. Ingressou no MIT, nos Estados Unidos, no qual lecionou como professor-assistente de 1993 a 1995. Em 2000 tornou-se diretor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e em 2002 conquistou o prêmio de melhor jovem economista da França. Em 2013 ganhou o Yrjö Jahnsson, prêmio dedicado aos economistas com menos de 45 anos que tenham contribuído significativamente para a pesquisa econômica pura e aplicada na Europa. Nesse mesmo ano lançou seu grande best-seller O Capital no Século XXI. O sucesso da obra transformou o economista numa personalidade internacional, consagrando-o como o grande estudioso da desigualdade da última década.