60 anos da Nouvelle Vague

A Embaixada da França no Brasil e o Festival Varilux de Cinema Francês apresentam uma mostra especial de 8 filmes com legendas em português disponíveis na rede de cinemas culturais em todo Brasil para sessões gratuitas.

A Mostra acontecerá nos cinemas a partir do mês de dezembro. Os detalhes da programação serão disponíveis em breve neste site.

CURTAS:

TODOS OS RAPAZES SE CHAMAM PATRICK / Tous les garçons s’appellent Patrick  (1959 – 21 min)
De Jean-Luc Godard
Com Anne Collette, Nicole Berger e Jean-Claude Brialy.
As jovens Charlotte e Véronique, universitárias que dividem apartamento em Paris, conversam sobre os rapazes que cada uma conheceu depois de se desencontrarem em um parque. Elas não sabem que se trata do mesmo homem, Patrick.

OS PANTERAS NEGRAS / Black Panthers (1968 – 28 min)
De Agnès Varda
Curta filmado durante o verão de 1968 em Oakland, Califórnia, durante as reuniões organizadas pelo Partido dos Panteras Negras para libertar Huey Newton, um de seus líderes, e transformar seu julgamento em um debate político.

LONGAS:

ASCENSOR PARA O CADAFALSO  / Ascenseur pour l’échafaud  (1958 – Suspense – 1h28)
De Louis Malle
Com Jeanne Moreau, Maurice Ronet, Georges Poujouly.
Florence e seu amante Julien sonham em ficar juntos e, para isso, armam um plano para matar o marido dela. Julien assassina o homem, forjando um suicídio, e leva suas coisas para o carro. Logo ele percebe que esqueceu o roupão fora da janela e decide voltar para buscá-lo. Preso no elevador, ele lembra vários indícios que podem incriminá-lo.

ACOSSADO / A bout de souffle (1959 – Drama – 1h30)
De Jean-Luc Godard
Com Jean-Paul Belmondo, Jean Seberg e Daniel Boulanger.
Michel, um criminoso obcecado por Humphrey Bogart, rouba um carro, mata um policial e vai para Paris, onde conhece Patrícia, uma linda garota americana que vende jornais na Champs-Élysées. Michel tenta persuadi-la a fugir com ele para a Itália, sem lhe contar que é um foragido da justiça.

PARIS NOS PERTENCE / Paris nous appartient (1961 – Suspense – 2h15)
de Jacques Rivette
Com Betty Schneider, Giani Esposito, Françoise Prévost.
Anne Goupil é estudante de literatura na Paris dos anos 50 e se integra a um grupo de teatro. É levada por seu irmão mais velho, Pierre, para uma festa de amigos onde encontra com Philip, um americano expatriado fugindo do Macartismo, e Gerard, acompanhado pela misteriosa Terry.

CLEO DAS 5 ÁS 7 / Cléo de 5 À 7 (1962 – Drama – 1h30)
De Agnès Varda
Com Corinne Marchand, Antoine Bourseiller, Dominique Davray.
Cléo é uma cantora francesa que vive um momento de angústia, enquanto espera o resultado de um importante exame de saúde. Sem saber o que fazer, Cléo perambula pela cidade de Paris, até que conhece um soldado que está prestes a ir para a guerra na Argélia.

O DESPREZO / Le mépris (1963 – Drama – 1h45)
De Jean-Luc Godard.
Com Brigitte Bardot, Michel Piccoli, Fritz Lang.
Na Itália uma equipe grava sob direção de Fritz Lang um filme baseado na Odisseia, de Homero. Camille é casada com Paul, um escritor que foi contratado pelo produtor americano Jeremy para escrever o roteiro por 10 mil dólares. O desprezo de Camille começa quando ela passa a acreditar que o marido tentou vendê-la ao produtor. Uma série de mal-entendidos faz com que a relação do casal vá se fragmentando

OS GUARDA-CHUVAS DO AMOR / Les parapluies de Cherbourg  (1964 – Musical – 1h30)
De Jacques Demy
Com Catherine Deneuve, Nino Castelnuovo, Marc Michel.
Cherbourg, 1957. Guy Foucher é um jovem de 20 anos que foi criado pela madrinha e trabalha como mecânico de carros. Ele é apaixonado por Geneviève Emery , uma adolescente de 17 anos que ajuda sua mãe viúva numa loja de guarda-chuvas. Quando Guy é convocado para o serviço militar, Geneviève descobre estar grávida.

 

Confira o texto de Jean-Michel Frodon sobre a Nouvelle Vague