A Animação

A FAMOSA INVASÃO DOS URSOS NA SICÍLIA

LA FAMEUSE INVASION DE LA SICILE PAR LES OURS

De Lorenzo Mattotti
Com as vozes de Jean-Claude Carrière, Leïla Bekhti e Thomas Bidegain
2019 – Animação – 1h22
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Classificação indicativa: Livre

Baseado na novela homônima de Dino Buzzati.

Tudo começa quando, Tonio, o filho do rei dos ursos, é capturado por caçadores nas montanhas da Sicília… Alegando o rigor de um inverno que ameaça matar de fome o seu povo, o rei decide então invadir a planície habitada pelos homens. Com ajuda de seu exército e de um mágico, ele consegue obter a vitória e acaba por reencontrar Tonio. Porém logo chega à conclusão de que o povo dos ursos não foi feito para viver no país dos homens…

Prêmio da Fundação GAN para o cinema.
Indicado para o Prêmio César na categoria de melhor filme de animação.
Seis indicações no Festival de Cannes 2019

“Fábula ecológica que põe frente a frente a inocência dos animais e a corrupção política, este filme – no qual se sobrepõem várias narrativas – extrai seu encanto de diferentes fontes, desde lendas do Mediterrâneo até a Renascença italiana, passando pela commedia dell’arte e pelo veterano do cinema de animação francês, Paul Grimault.”
Guillemette Odicino, Télérama

“Pequena joia do cinema de animação a serviço de uma poderosa parábola sobre a obsessão pelo poder – o conjunto é apresentado com um tratamento gráfico espetacular.”
Olivier Pélisson, Bande à part

“Arte de alto nível, a serviço de uma história cheia de reviravoltas e de humor tragicômico: um filme precioso tanto para as crianças, como para os adultos.”
Renaud Baronian, Le Parisien

Lorenzo Mattoti

DIRETOR

Lorenzo Mattotti publica suas primeiras histórias em quadrinhos no fanzine francês Biblipop e, em seguida, na revista Circus. Em 1977, é lançado seu primeiro livro Alice Brum-Brum, adaptação livre e fantasiosa de Alice no País das Maravilhas. Se num primeiro momento seu trabalho é marcado pela influência dos quadrinhos underground norte-americanos, ele evolui, a partir de 1982, com Il Signor Spartaco, rumo a um universo bastante pictórico, apoiado no uso de tinta a óleo e pastéis. A partir de 1984, publica na revista Alter Alter a HQ Fuochi (Fogos), que o consagra como “um dos desenhistas mais marcantes da nova geração italiana”. Lorenzo Mattotti recebeu diversos prêmios por seus desenhos, entre os quais o Grande Prêmio da Bienal de Ilustração de Bratislava (BIB), em 1993, por Eugenio e o Yellow Kid de melhor ilustrador de 1997, em Roma.