Laboratório franco-brasileiro de roteiros

03 – 07 de junho 2019
Hotel Sofitel Ipanema
RIO DE JANEIRO – RJ

 

CONFIRA A LISTA DE SELECIONADOS:

Andre Miranda

Adriana de Faria

Alain Fresnot

Fernando Honesko

Caroline Biagi

César Augusto Laurindo

Daniel Valle

Guilherme Petry

Letícia Simões

Lucas Vidal

Marcelo Moraes Caetano

Mariana Tesch Morgon

Sergio Sbraglia

Thiago David

Victoria Visco


O Festival Varilux de Cinema Francês incentiva o intercâmbio e o desenvolvimento profissional através da realização do 3˚ Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros. fruto da parceria entre o Festival e o Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (CEEA).

Em sua 3ª edição na cidade do Rio de Janeiro (RJ), pretende explorar os fundamentos e a metodologia da construção dramática  aplicando-os no desenvolvimento de projetos concretos de roteiros de ficção de longa metragem para cinema e séries para televisão. Durante uma semana, 15 projetos serão analisados por 3 roteiristas franceses consagrados, formadores no Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (Paris).

Sob a coordenação de François Sauvagnargues, o laboratório será ministrado pelas roteiristas francesas, professoras do CEEA: Corinne Klomp, Didier Lacoste e Jean-Marie Chavent


François Sauvagnargues – Coordenação

Especialista em ficção, foi Diretor do Departamento de Ficção para TV do canal ARTE entre 2003 e 2011. Dirigiu até 2017 o FIPA – Festival Internacional de Programas Audiovisuais de Biarritz (França).

 

 


Corinne Klomp

Jornalista econômica antes de largar tudo para criar histórias, Corinne Klomp foi aluna da FEMIS e do Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual, e hoje é roteirista de cinema, TV e autora teatral. Possui um currículo extenso, composto por mais de 12 obras cinematográficas diversas, além de diversas peças teatrais e experiências cênicas.

Premiada pela Fondation J.M. Bajen em 2012 como autora revelação pela obra teatral Une saine inquietude, e no Festival do Filme Europeu de Bruxelas (2006) com o prêmio de melhor roteiro de longa-metragem para Gueule d’emploi. Atualmente, Corinne Klomp é membro do Conselho de Administração da Sociedade Francesa de Autores e Compositores de Drama (SACD), e desde 2017 é vice-presidente do mesmo.

 


Didier Lacoste

De 1994 até 2011, Didier Lacoste escreveu muitas séries semanais e premiados filmes para TV tais como A Woman to Kill (Arte), Kanaks (France 2), “Qui sème le vent” (Arte), Shanghai Blues (Arte), e “Les yeux ouverts” (France 2). Em 2015, tornou-se showrunner da segunda temporada da série política Spin (France 2), produzida por Macondo Productions e Tetramedia. Em 2017, tornou-se showrunner da segunda temporada da série de aventura dramática, Guyane (Canal +) produzida por Edmol/Shine. Atualmente, Didier, trabalha numa série original para TV, Amazons, desenvolvida pelo Studio canal.

 


Jean-Marie Chavent

Jean-marie Chavent trabalhou como assistente de direção antes de participar da criação da Movimento Productions,  onde produziu e realizou vários curtas-metragens. Em seguida, se voltou à escrita de roteiros, e formou-se  no Grand Atelier Scénario da Femis. Roteirista de filmes e séries para televisão, Jean-Marie é também formador do CEEA, onde regularmente ministra oficinas de escrita de roteiro.