O DOCUMENTÁRIO

Renomado chef Alain Ducasse é tema de documentário inédito no Brasil durante o Festival Varilux de Cinema Francês de 2018

O Brasil é um dos destinos de Alain Ducasse, um dos maiores chefs e mentores de gastronomia mundial, no documentário inédito “A Busca do Chef Ducasse” (La quête d’Alain Ducasse), dirigido por Gilles Maistre, um dos destaques do Festival Varilux de Cinema Francês de 2018. Em Ilhéus, na Bahia, o chef acompanhou o processo de colhimento do cacau até o produto final, as amêndoas e, no Rio, cozinhou no Refettorio Gastromotiva, restaurante comunitário que reaproveitava alimentos que seriam descartados dos supermercados. Além do país, durante dois anos, a equipe do longa o acompanhou em viagens aos Estados Unidos, China, Mongólia, Londres, Filipinas e Japão e faz um recorte da história do chef que possui 23 restaurantes em todo o mundo e detém 18 estrelas Michellin.

No longa, Maistre explica que “não queria fazer algo jornalístico, mas sim uma imersão. Algo sentimental e não investigativo. Não é totalmente ele, mas é a visão que tenho dele”. O filme é um dos 21 que integram o Festival Varilux de 2018 que acontece entre os dias 7 ao 20 de junho em 62 cidades brasileiras.

Saiba mais sobre o filme aqui