O CLÁSSICO: DUAS GAROTAS ROMÂNTICAS

DUAS GAROTAS ROMÂNTICAS

Homenagem ao 50º Aniversário de lançamento do filme

                DUAS GAROTAS ROMÂNTICA (Les demoiselles de Rochefort) – 1967

                de Jacques Demy

              Com Catherine Deneuve, Françoise Dorléac, Jacques Perrin, Michel Piccoli, Danielle Darriuex e Gene Kelly

 

 

 Um sonho de Musical à francesa

No verão de 1964, Demy esboça o roteiro do que ele ainda intitula Boubou. Na capa, um provérbio dele: “Um filme leve que fala de coisas sérias vale mais do que um filme sério falando de coisas leves”. O fio condutor será então « A ALEGRIA ». Como traduzi-la musicalmente? Para o compositor Michel Legrand, que se lança logo nas melodias, “Escrever coisas alegres foi um grande martírio, foi muito doloroso achar esse tom…”.

A alegria também exige muitos esforços do cenarista Bernard Evein. A equipe repinta 40.000 m2 de fachadas em Rochefort, cidade escolhida por Demy por sua arquitetura militar propícia ao ordenamento dos balés.

Para suas garotas, Demy primeiro pensa em associar a loura Brigitte Bardot a uma morena, Géraldine Chaplin ou Audrey Hepburn. Mas ele anota em seu caderno: “As duas irmãs podem ser interpretadas pelas jovens Dorléac”.  Para Yvonne, ele escolhe Danielle Darrieux, inesquecível intérprete de Desejos Proibidos… Ela mesma vai cantar suas músicas, ao contrário dos outros atores, convocados às gravações para “que falem com os cantores, perguntem a eles […] quando devem respirar de forma que tudo possa se integrar, se fundir”.

Após seis meses de trabalho no roteiro e na música, a filmagem começa no dia 31 de maio de 1966. Ela vai terminar no dia 31 de agosto. Demy só determina os ângulos e os movimentos de câmera quando está no set:  “Escrevo um filme como uma peça de teatro: somente o diálogo e os locais, sem indicações técnicas, não faço decupagem, prefiro inventar no local. Ao escrever, nunca penso em travelling, panorâmica…”.  Catherine Deneuve se lembra de uma filmagem alegre mais muito árdua, sobretudo para os dançarinos.

O filme é lançado dia 8 de março de 1967. ” Evento do mês”, segundo L’Express, enquanto também são lançados Mouchette,  A Virgem Possuída de Robert Bresson e Duas ou Três Coisas que eu sei Dela de Jean-Luc Godard, Duas Garotas Românticas encontra seu público. Mas paralelamente a uma imprensa empolgada, inúmeras críticas consideram sua alegria adocicada demais: “sonho azul pastel e rosa bombom, musiquinhas e dancinhas…”. A imprensa ignora que num filme anterior, Maxence morria cortado pelo caminhão de um estrangeiro!

Mais de quarenta anos depois, muitos espectadores ainda sabem as músicas de cabeça.

 

A sinopse do filme escrita pelo próprio Jacques Demy

“As duas heroínas são as irmãs Garnier, gêmeas de 25 anos, lindas e espirituosas. Delphine, a loura, dá aulas de dança. Solange, a morena, dá aulas de solfejo. Elas vivem na música como outros vivem na lua, isto é, sem preocupações. Elas sonham com um grande amor como todo mundo e esperam encontrá-lo em breve numa esquina. Um parque vem se instalar na cidade e cria uma animação inabitual.

É a quermesse anual, espécie de carnaval extraordinário. Durante o filme todo se cruza com elefantes e caubóis, soldados e papagaios, macacos e chineses, acrobatas e dançarinas.

 (…) Durante seus deslocamentos, seja na escola, seja no bar, seja na casa do sr. Dame, um amigo, no meio de zebras, músicas, balés e elefantes, as irmãs Garnier correm atrás do amor. Delphine só gosta de louros com olhos azuis, os outros não lhe interessam. Ora, na cidade, Maxence tem olhos azuis.

 Pintor profissional e militar ocasionalmente, enquanto espera o fim do serviço, Maxence sonha com uma loura ideal cujo retrato ele pintou e que é exatamente como Delphine. Na esquina de uma rua, ao voltar da escola onde foi buscar Boubou, Solange encontra Andy. É a paixão à primeira vista como na vida. Infelizmente, Solange e Andy se perdem de vista bobamente. Como não sabem nada um do outro, não esperam mais se ver, mas a vida é uma fantasia e a esperança é permitida.

 Todos os personagens se buscam como num filme de perseguição. Os encontros não são fortuitos, mas orquestrados de forma policial, sabiamente elaborados, encadeados como um quebra-cabeça. Delphine encontra Maxence in extremis e Solange reencontra Andy. Essa comédia musical tem nada menos que cinco balés e seis músicas intimamente misturadas à ação“.

Esses trechos da sinopse redigida por Jacques Demy antes da filmagem do film, têm a função de resumir a trama narrativa, mas também comunicar o próprio espírito do futuro filme. Nele Demy revela também sua visão do mundo: para ele, o cinema é um lugar de magia, mas a vida também é. A paixão à primeira vista é linda e evidente  «como na vida» e é o «fantástico» da vida que permite esperar, no filme, uma solução feliz.

 

50 anos de Duas garotas românticas, 50 anos sem a maravilhosa Françoise Dorléac

Logo após a filmagem de Duas garotas românticas, Françoise Dorléac, irmã mais velha de Catherine Deneuve, falecia de maneira trágica em um acidente de carro. Uma terrível tragédia ocorreu em 26 de junho de 1967, quando a atriz dirigia de Saint-Tropez em direção ao aeroporto de Nice, para voltar a Londres e assistir a exibição, justamente, de Duas garotas românticas. Em seu carro alugado, um Renault 8 Gordini, a atriz, que dirigia em alta velocidade, perdeu o controle e bateu em um poste perto da saída Villeneuve-Loubet. O carro pegou fogo e a jovem de 25 anos morreu queimada viva. Uma morte prematura para uma atriz insaciável de trabalho, que desde o início de sua carreira em 1960 tinha 16 créditos em filmes, incluindo o Homem do Rio, com Jean-Paul Belmondo, que o Festival Varilux teve o prazer de exibir em 2015.